A indução do trabalho de parto está indicada quando os benefícios para a mãe ou para o feto sejam maiores do que os riscos em continuar a gravidez (sugestão de leitura: Indução do parto: o que acontece quando o parto é induzido?).
Num parto induzido são realizadas técnicas de indução (rutura artificial das membranas ou através de uma injeção de ocitocina) que provocam artificialmente o trabalho de parto por acelerarem as contrações e, consequentemente, a dilatação da cérvix. Durante o trabalho de parto, o seu colo do útero expande-se dos 0 aos 10 cm para permitir a descida do bebé do útero até ao exterior.
Motivos clínicos que podem levar à indução do parto:
- Quando a mãe sofre de hipertensão, pré-eclâmpsia, doença cardíaca, diabetes ou hemorragia
- Quando há sinais de insuficiência placentária (quando há motivos para crer que a placenta se tornou insuficiente para alimentar e fornecer o oxigénio necessário para garantir o bem estar do bebé)
- Quando a gravidez se prolonga para além das 42 semanas de gestação
- Quando a saúde da mãe e/ou do bebé estiver em risco
- Quando um parto normal estiver a demorar muito tempo e a mãe esgotada e sem energia
Quando o parto é induzido, a hora de entrada no hospital/maternidade é combinada e o seu companheiro pode acompanhar todo o processo (contudo, convém confirmar junto da instituição de saúde qual o protocolo).
Se o seu parto for induzido, manter-se-a consciente durante todo o processo e fazer todos os exercícios respiratórios e empurrar o bebé ao seu próprio ritmo. O parto decorre como um parto normal mas as fases do trabalho de parto são mais rápidas. Poderá ser realizada a anestesia epidural para controlo da dor, à semelhança de um parto normal.
Fases do trabalho de parto:
Esta é a fase mais longa do trabalho de parto. A cérvix começa a dilatar e a ficar mais fina preparando-se para passagem do bebé pelo canal de parto e o nascimento. Esta fase subdivide-se em três etapas que correspondem a diferentes momentos de dilatação do colo do útero: fase inicial, fase ativa e fase de transição ou parto ativo.
Quando a cérvix está completamente dilatada (10 cm), o bebé segue pelo canal de parto, preparando-se para o nascimento. Nesta fase, vai necessitar de toda a sua energia e concentração para ajudar a trazer o seu bebé para a vida e fazer muita força! É natural que sinta vontade de “fazer força”. O seu médico ou parteira irão informá-la de quando é seguro começar a fazê-lo.
A etapa final do parto começa imediatamente após o nascimento do bebé e termina com a expulsão da placenta (dequitação da placenta) e membranas após o seu descolamento.