É fácil de observar, especialmente se os pais tiverem vários filhos, como cada criança tem a sua própria personalidade, a sua própria maneira de interagir com o mundo ao seu redor:
- O que é o temperamento?
- Pistas para compreender o temperamento da criança
- Como agir face a determinados temperamentos da criança?
O que é o temperamento?
As crianças nascem com um temperamento. Este determina o seu nível de atividade, timidez, ansiedade, irritabilidade, a sua capacidade de adaptação a novas situações, etc..
Por exemplo, algumas crianças são muito ativas enquanto outras são mais tranquilas, algumas precisam da presença constante dos pais, enquanto outras tendem a brincar sozinhas durante horas. Algumas crianças são extremamente sensíveis ao ruído, à luz, outras não. Todas estas diferenças podem ser observadas nas primeiras semanas depois do nascimento da criança. Estas são inatas e caracterizam o que é chamado de temperamento.
Por sua vez, o resultado das interações entre o temperamento básico e as múltiplas experiências em contacto com as pessoas que cuidam da criança durante os seus primeiros anos de vida, constitui a sua personalidade.
É extremamente importante que os pais avaliem o temperamento dos seus filhos e reajam ao mesmo de forma adequada.
Isso significa aceitar a criança como ela é e ajudá-la a adaptar-se a várias experiências (separação temporária dos pais, entrada para a creche ou para a escola, etc.) Isto é, em grande parte, a forma como os pais reagem ao temperamento da criança, permitir-lhes-á uma pior ou melhor adaptação a novas situações.