É fácil de observar, especialmente se os pais tiverem vários filhos, como cada criança tem a sua própria personalidade, a sua própria maneira de interagir com o mundo ao seu redor:
- O que é o temperamento?
- Pistas para compreender o temperamento da criança
- Como agir face a determinados temperamentos da criança?
Pistas para compreender o temperamento da criança
Seguem-se alguns aspetos que podem ajudar os pais a melhor observarem e entenderem o temperamento dos seus filhos e, consequentemente a permitir-lhes reagir de uma forma mais adequada.
Nível de atividade
- O seu filho é uma criança tranquila que consegue brincar com os seus brinquedos de forma serena durante horas ou, necessita de estar constantemente em acção e tem dificuldade em ficar calmo?
Ritmo das suas funções biológicas (apetite, vigília do sono)
- O seu filho tem ritmos regulares e previsíveis ao longo de um período de 24 horas, ou, pelo contrário, é difícil determinar ritmos com ele?
Atitude perante qualquer situação nova (novo lugar, novas pessoas, novos alimentos, etc.)
- Como reage? Com entusiasmo e sem medo? Ou recolhe-se e cria resistências?
Adaptabilidade
- Quanto tempo necessita o seu filho para se adaptar a uma nova situação e se sentir confortável com a mesma?
Sensibilidade sensorial
- O seu filho é particularmente sensível ao ruído, à luz, ao contacto físico? Estas sensações são agradáveis, desagradáveis para ele?
Intensidade das suas reações
- Diante de emoções positivas ou negativas, como é que o seu filho expressa o que sentiu? Expressa de forma clara e intensa, ou pelo contrário, tem dificuldade em expressar de forma clara e sente-se inseguro?
Humor
- O seu filho é mais alegre, entusiasta, sorrindo muito, ou tende a chorar muitas vezes, ter um comportamento rude e hostil?
Capacidade de concentração
- O seu filho precisa estar quieto e bastante concentrado para realizar uma atividade sendo facilmente perturbado por estímulos externos, ou é capaz de manter o foco naquilo que está a fazer não se distraindo com os estímulos ao seu redor?
Perseverança e capacidade de concentração
- Quanto tempo o seu filho permanece numa determinada tarefa? Persiste na mesma por um longo período de tempo, ou desiste e muda de atividade repentinamente?
À medida que aprende cada vez mais sobre o seu filho mais facilmente consegue ajustar o seu próprio comportamento. Se o seu filho sentir que você entende os sinais que ele lhe envia e se você responder de forma apropriada aos mesmos, ele vai sentir-se mais seguro e mais apto e capaz para se adaptar a novas circunstâncias e superar situações difíceis ao longo da sua vida.
É facto que certos temperamentos (crianças muito sensíveis, agressivas, ansiosas…) são complexos e perante estes deve ser paciente. No entanto, se realmente, apesar dos seus esforços, tiver uma grande dificuldade em compreender o seu filho, e for difícil para si gerir a situação, pode recorrer a uma ajuda profissional sem se sentir culpado ou menos capaz por isso.
Problemas nas interações entre pais e filhos são inclusivamente mais fáceis de modificar e resolver quando as crianças são mais jovens. No entanto, também sabemos que nunca é tarde demais!