O que é e porquê usar a idade corrigida?
Para avaliação do crescimento e desenvolvimento nos primeiros 2-3 anos, deve-se corrigir a idade cronológica em função do grau de prematuridade.
A idade corrigida, também designada idade pós-conceção, traduz o ajuste da idade cronológica em função do grau de prematuridade.
Considerando que o ideal seria nascer com 40 semanas de idade gestacional deve descontar-se da idade cronológica do prematuro as semanas que faltaram para sua idade gestacional atingir as 40 semanas, ou seja:
- Idade corrigida = idade cronológica – (40 semanas – idade gestacional em semanas).
Embora não esteja totalmente esclarecido até quando se deve corrigir a idade do prematuro, a maioria dos autores recomenda utilizar a idade corrigida na avaliação do crescimento e do desenvolvimento até os 2 anos de idade, a fim de obter a expectativa real para cada criança, sem subestimar o prematuro ao confrontá-lo com os padrões de referência.
Na avaliação do crescimento, este ajuste é necessário para reduzir a variabilidade que existe devido ao rápido crescimento no último trimestre de gestação e a desaceleração do crescimento após o termo, possibilitando, então, uma avaliação mais acurada das taxas de crescimento pós-natal e comparação entre diferentes grupos de crianças.
A correção da idade cronológica em função da prematuridade é fundamental para o correto diagnóstico do desenvolvimento nos primeiros anos de vida, pois, para um prematuro de 28 semanas, não utilizar a idade corrigida aos 2 anos implica 12% de diferença no seu desempenho nos testes de desenvolvimento, o que é suficiente para erroneamente o classificar como anormal.
Para os prematuros de extremo baixo peso e menores que 28 semanas, recomenda-se corrigir a idade até os 3 anos.
Fonte: “Crescimento e desenvolvimento a longo prazo do prematuro extremo” – Doutora Ligia Maria Suppo de Souza Rugolo, Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria (Rio J.) vol. 81 no.1 suppl.1 Porto Alegre Mar. 2005.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.