Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. As doenças sexualmente transmissíveis (DST) também conhecidas como doenças venéreas, são doenças contagiosas que se transmitem, sobretudo, através do contacto sexual (vaginal, oral e anal) mas também da mãe para o filho durante o parto.
Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez
A forma mais eficaz de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo. Mas, para além da proteção, importa conhecer as formas de contágio destas doenças, principiais sintomas e tratamento.
Clamídia
A clamídia é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns. Trata-se de uma infeção bacteriana que afeta o útero e o colo do útero nas mulheres e, nos homens, a uretra (canal por onde passa a urina).
A sua transmissão pode ser feita por via sexual e da mãe para o filho durante o parto. Devido à sua gravidade, a clamídia pode ser uma causa de infertilidade e, se não for tratada, pode dar origem a doença inflamatória pélvica (DIP).
Gonorreia
Doença transmitida por via sexual ou da mãe para filho durante o parto. À semelhança de outras doenças sexualmente transmissíveis pode não apresentar sintomas.
O corrimento vaginal ou do pénis e ardor ao urinar são alguns dos sintomas mais comuns. Se não for tratada, a gonorreia pode dar origem a doença inflamatória pélvica (DIP).
Herpes genital
Esta doença pode ser transmitida através do ato sexual ou por contacto com lesões ou secreções das zonas afetadas. Os sintomas mais comuns são o aparecimento de bolhas e lesões na área genital, comichão, dor e ardor ao urinar.
Hepatite B
Doença causada por um vírus afeta o fígado nas situações crónicas. A hepatite B é uma doença altamente contagiosa, transmitida durante o contacto sexual ou da mãe para filho durante o parto. Entre os sintomas estão a febre, fadiga, perda de apetite, náuseas e vómitos.
Infeção por tricomonas
Infeção causada por um parasita que pode passar desapercebida por não apresentar sintomas significativos. A sua presença pode potenciar o contágio de outros agentes causadores de doenças sexualmente transmissíveis.
Sífilis
Doença de origem bacteriana pode afetar a vagina, ânus, uretra, pénis, lábios e boca. Pode ser transmitida por contacto sexual ou da mãe para o filho durante o parto.
VIH/SIDA
O vírus da imunodeficiência humana (VIH) origina o desenvolvimento de complicações no sistema imunitário e, eventualmente, a SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida), o último estágio da doença.
O contágio pode ser feito por contacto sexual ou através do contacto com sangue infetado e da mãe para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
Vírus do papiloma humano (HPV)
Doença transmitida por contacto sexual que afeta os genitais causando verrugas genitais. Se não for tratada pode tornar-se numa infeção persistente e, em casos mais graves, dar origem ao cancro do colo do útero.