Quando começa o bebé a gatinhar?
Por volta dos 6 meses, o seu bebé está fascinado por tudo o que o rodeia. Curioso, começa a movimentar-se para alcançar os brinquedos e os objetos. Começa a rebolar e a rastejar e parte à conquista do mundo.
Sentar, gatinhar e andar!
Sentar, gatinhar e andar são ações que implicam a aquisição prévia de novas competências: a capacidade visual permite ver com pormenor objetos distantes, o desenvolvimento da coordenação motora permite pegar em objetos cada vez mais pequenos e transferi-los de uma mão para a outra, apontar com o indicador, rodar a cabeça ou rebolar o corpo.
A noção de que os objetos que desaparecem do seu campo visual não desaparecem na realidade, leva o bebé a procurar os objetos que caem ou que são escondidos incentivando-o a movimentar-se para os encontrar.
A curiosidade leva o bebé muito longe rapidamente*:
- 2 meses: é capaz de levantar a cabeça sozinho durante mais tempo, quando deitado de barriga para baixo.
- 3 meses: começa a puxar para se sentar, com a cabeça alinhada com o corpo.
- 4 meses: deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos. Deitado de barriga para baixo começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e vira a cabeça. Já rebola e volta.
- 5-6 meses: utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para frente. Senta-se direito, sem apoio.
- 7 meses: balança de gatas e pode arrastar-se de bruços.
- 8 meses: pode ser capaz de gatinhar em ambas as direções.
- 9-10 meses: senta-se no chão sem ajuda, por alguns minutos, enquanto brinca ou faz outra atividade. Pode ajustar a posição corporal inclinando-se para apanhar ou manipular um objeto sem perder o equilibro. Vira-se para apanhar os brinquedos, rola de barriga para baixo e pode rasteja para conseguir agarrar um objeto mais distante. Se apoiado, consegue aguentar-se de pé e dar uns passinhos.
- 11 meses: fica de pé sem ajuda e tenta deslocar-se sozinho agarrando-se à mobília ou à parede. Senta-se sozinho em segurança.
- 12 meses: caminha, agarrado, de mão dada ou independentemente.
*Idades aproximadas e que podem variar de bebé para bebé.
Gatinhar não é uma etapa obrigatória
Alguns bebés começam a gatinhar de um dia para o outro enquanto outros se arrastam balançam o corpo durante algumas semanas até conseguirem começar a gatinhar. Outros, não chegam a gatinham e começam logo a dar os primeiros passos (entre os 10 e os 18 meses).
Os bebés podem começar a gatinhar a partir dos 6-7 meses. No entanto, cada bebé é único e desenvolve-se ao seu próprio ritmo sem que isso signifique que existe algum problema ou atraso do desenvolvimento. Se está de alguma forma preocupada, fale como o seu pediatra.
Os sapatos para gatinhar
O calçado para gatinhar deve ser apropriado e confortável, macio (de pele), solas flexíveis (sola de borracha) e com bastante espaço (biqueiras arredondadas) para permitir o movimento fácil dos dedos e dos pés.
Como incentivar o seu bebé a gatinhar?
- Brinque com ele colocando os brinquedos à sua frente quando está sentado no chão.
- Sente-se à frente e perto do bebé e chame-o, motivando-o para ir ter consigo.
- Sentado no chão, deslize um rola em direção a ele, para que a tente apanhar.
- Brincar no chão com um centro de brinquedos estimulante (com cores, sons, texturas).
- Quando sentado no chão, brinque incentivando-o a mudar de posição.
- Ajude-o a descobrir e a explorar as suas próprias capacidades.
- Felicite-o com entusiasmo a cada conquista.
- Garanta que o ambiente onde o bebé se desloca é seguro.
Bibliografia consultada
- O Grande Livro do Bebé: O Primeiro Ano de Vida, Mário Cordeiro, A Esfera dos Livros
- From birth to five years – Children?s developmental progress Mary D. Sheridan © 2008. Revised and updated by Ajay Sharma and Helen Cockerill