A criança aos 3 anos e 9 meses
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 3 anos e 9 meses de idade.
Horas de sono diário: 11 a 13 horas
As emoções e as relações sociais
- Podem surgir os medos associados à grande vontade de conhecer e explorar.
- A criança ainda precisa de aprender a ser seletiva e a concentrar-se numa coisa de cada vez.
- Gradualmente, consegue guardar informação mais complexa, construindo pensamentos mais complexos sobre anteriores mais simples.
- Nesta idade, a criatividade da criança está no auge e pode revelar diferentes talentos.
- Consegue dirigir a atenção de forma controlada para pequenas tarefas.
- Inicia os jogos de regras, esperando pela sua vez de jogar por exemplo.
Linguagem e aprendizagem
- Compreende cerca de 1200 palavras.
- Usa cerca de 800 palavras.
- Compreende conceitos temporais como manhã, tarde e noite.
- Compreende conceitos espaciais como à frente, atrás, para cima, para baixo.
- Consegue seguir histórias simples para crianças.
- Faz muitas questões do tipo “O quê?” e “Quem?”.
- Usa a coordenação e usa plurais.
- Estabelece contacto ocular de forma mais consistente durante as conversações.
- Inicia conversações, através de comentários ou observações.
- Faz muitas perguntas, por vezes a mesma, repetidamente num curto espaço de tempo, como por exemplo “Porquê?“.
- Mantêm-se durante 10 a 15 minutos sentada e envolvida numa atividade.
Competências motoras
- Fase de grande desenvolvimento motor.
- Consegue andar de trotinete, bicicleta, trepar às árvores e fazer uma série de atividades que exigem muito equilíbrio.
- Desenha figuras humanas, com cabeças enormes e com braços e pernas em linha.
- Corre ainda mais rápido e consegue correr em pontas dos pés.
- Sobe e desce escadas com alternância.
- Consegue executar movimentos segundo um ritmo.
- Despe-se e veste-se sozinha, mas não consegue abotoar atrás das costas.
- Dá laços e também consegue ajudar a lavar os dentes.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.