Dormir um sono reparador é uma necessidade básica, em qualquer idade. No primeiro mês de vida, os bebés passam a maior parte do dia a dormir ou em vigília, ainda em fase de adaptação à vida fora do útero.
Privação do sono nos bebés
À medida que cresce, o bebé passa cada vez mais tempo acordado, embora isso signifique que não precisa de dormir muitas horas por dia. Gradualmente, o padrão do sono torna-se mais regular e o maior período do sono concentra-se no período noturno.
Contudo, há bebés que, por variadas causas, não dormem o tempo suficiente para descansar e repor energias. À semelhança do adulto, a privação do sono deixa o bebé fatigado, irritado, impaciente e sem capacidade para conseguir adormecer, mesmo quando está exausto.
Na raiz do problema
O sono é regulado e afetado pelas hormonas. Os níveis de produção de cortisol (hormona do stress) e de melatonina (hormona que ajuda a regular o relógio biológico), variam ao longo do dia, condicionando o ciclo do sono e o estado de vigília (ciclo circadiano).
Quando há um desequilibro na produção destas hormonas, o padrão do sono altera-se completamente e o bebé entra num ciclo vicioso de falta de sono e incapacidade para adormecer.
O que podem os pais fazer para encontrar este equilíbrio?
Distinguir o dia da noite
A distinção entre o dia e noite é fundamental para a regulação do sono do bebé. O ambiente escuro e tranquilo, propicia o sono e, por isso, é tão importante definir e manter as rotinas diárias do sono.
Gradualmente, o bebé apercebe-se que está na hora de ir para a cama e todo o ritual do sono induzem à necessária serenidade para dormir.
A importância das sestas diurnas
Ao mesmo tempo, é preciso estabelecer e respeitar os períodos de sesta. O bebé deve dormir o tempo necessário durante o dia mas também deve ser estimulado quando está acordado.
Ao longo do primeiro ano de vida, os períodos de sesta diurnos diminuem e tornam-se mais espaçados entre si, concentrando-se o maior período de sono à noite.
Respeitar rigorosamente as rotinas do sono
Os períodos de sono do bebé devem ser respeitados. Sejam as sestas diurnas, seja o sono noturno. Se tiver visitas em casa, fora de casa ou de férias, procure respeitar o mais possível os horários do bebé e adapte antes os seus às necessidades do bebé. Pode ser complicado no início, mas é compensador.
Quando se aproximar a hora de dormir, evite estimular demasiado o bebé. Quando isso acontece, o cérebro liberta cortisol para o manter ativo, precisamente o que não deve acontecer se a intenção é adormecer.
Quando nada parece resultar
Ajudar o seu bebé a adormecer: confortar e acalmar
- Aconchegue-o nos seus braços;
- “Embrulhe” o bebé numa manta ou num pano;
- Leve o bebé para um ambiente escuro e tranquilo;
- Fale-lhe baixinho enquanto o embala lentamente;
- Faça uma massagem de relaxamento ao bebé.