O corpo da mulher na 23ª semana da gestação
A produção de progesterona dificulta a digestão, provocando azia e sensação de ardor, especialmente quando está deitada. Evite alimentos ácidos, faça refeições ligeiras e beba muita água ao longo do dia.
A partir da 20ª semana, poderá sentir o útero a contrair-se durante 30 a 40 segundos. Estas são as contrações de Braxton Hicks ou falsas contrações do trabalho de parto. Não se preocupe e descanse. Estas contrações não são um sintoma do início do trabalho de parto.
É possível que o seu peito expila algum colostro (o colostro é o primeiro leite produzido após o parto. É um líquido com uma consistência espessa e cor amarela ou transparente e, apesar de ser produzido em pequena quantidade, tem na sua constituição todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o recém-nascido).
Os músculos intestinais estão mais relaxados, o estômago está mais comprimido (o que pode provocar-lhe azia) e a digestão demora mais tempo.
Outro sintoma frequente é a prisão de ventre. Para a evitar, beba muita água ao longo do dia, exercite-se e coma alimentos ricos em fibra. Se for um problema persistente, fale com o seu médico para encontrar a melhor solução.
A pele poderá ficar mais seca. Evite banhos quentes e mantenha-a hidratada. Sempre que sair, deverá usar protetor solar para evitar manchas na pele.
Poderá sentir-se mais cansada e sonolenta. Procure dormir bem e relaxar.
Dicas e sugestões
- Estimule o desenvolvimento neurológico do seu bebé conversando e interagindo com ele (como dar palmadinhas na barriga);
- Lembre-se que não deve tomar quaisquer medicamentos ou suplementos alimentares sem o consultar. Mesmo que aconselhada por amigas ou familiares, pode não resultar no seu caso e ter mais consequências negativas do que positivas;
- Faça pequenos passeios para evitar as pernas cansadas e o inchaço dos pés.
Próxima semana
Semana anterior
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.