Embora o número de bebés prematuros tenha aumentado nas últimas décadas, as complicações e a mortalidade associadas à prematuridade têm descido acentuadamente uma vez que cada vez há mais conhecimento médico sobre os cuidados ao bebé prematuro e unidades de cuidados intensivos neonatais nos hospitais/maternidades.
Quando é considerado um bebé prematuro?
Quando o bebé nasce antes das 37 semanas é considerado um bebé prematuro. Os bebés com peso a menos à nascença pesam menos de 2,5 kg e os bebés com um peso muito reduzido pesam menos de 1,5 kg.
De acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), o limite inferior da viabilidade fetal situa-se na 20ª semana (a meio da gravidez).
Implicações da prematuridade
O bebé prematuro é biologicamente mais vulnerável do que aquele nascido a termo (com 37 semanas de gestação ou mais), devido à sua imaturidade orgânica. Nos bebés prematuros, o risco para desenvolver certas complicações crónicas como asma, obesidade e atrasos do desenvolvimento é superior.
Quanto mais breve for o período de gestação e quanto mais reduzido o peso à nascença, maior o risco de desenvolver complicações médicas.
Os bebés que nascem mais cedo e com menos de 1,5 kg apresentam maior risco de problemas de desenvolvimento, como atrasos cognitivos, perturbações da linguagem, paralisia cerebral, dificuldades de coordenação e equilíbrio e défices visuais (retinopatia da prematuridade, miopia, estrabismo) e auditivos.
Cuidados hospitalares do bebé prematuro
A imaturidade do bebé prematuro obriga, muitas vezes, ao internamento hospitalar e a alguns cuidados especializados, realizados por profissionais, como:
- Incubadora para manter a temperatura corporal;
- Sonda gástrica para alimentação;
- Ventilação assistida;
- Medidas rigorosas de higiene para prevenir infeções.
Cuidar do bebé prematuro em casa
Cuidar do bebé prematuro enquanto está internado também é uma forma de os pais se preparem naturalmente para cuidar do seu bebé quando ele tiver alta.
Apesar da felicidade de levar o bebé para casa, este momento também pode ser de grande angústia para os pais especialmente quando colocam em causa a sua capacidade para prestar cuidados especializados.
Se o seu bebé está em casa é porque já não precisa de cuidados especiais e o seu estado de saúde está controlado. Contudo, haverá uma equipa especializada para apoiar na transição entre a unidade de cuidados neonatal e o lar.
Prognóstico
Atualmente, a maioria dos bebés prematuros fica bem mas corre o risco de desenvolver a “síndroma da criança vulnerável”. Trata-se de uma doença que resulta do facto dos pais terem a sensação de que o filho é vulnerável e particularmente suscetível a doenças ou a ferimentos.
Classificação da prematuridade [1]
- Muito grande prematuro (menos de 28 semanas);
- Grande prematuro (entre as 28 – 32 semanas) ou
- Prematuro moderado a tardio (entre as 32 – 37 semanas).
[1] Organização Mundial da Saúde (OMS). Nota descritiva de novembro de 2017
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.