Neste artigo, explicamos como calcular a data da sua gravidez e assim acompanhar o rápido desenvolvimento do seu bebé, considerando a sua idade.
Semanas ou meses? Como contar o tempo de gravidez?
O cálculo da idade gestacional é, para a grande maioria das futuras mães, algo confuso porque a idade da gravidez não corresponde à idade do bebé (a idade da gravidez tem mais duas semanas do que a idade do bebé porque a sua datação se inicia no primeiro dia da sua última menstruação enquanto que a contagem da idade do bebé se inicia na data provável da conceção, ou seja, a meio do ciclo, cerca de 14 dias após o último dia do período menstrual).
Para além disso, falar em semanas e não em meses pode ser algo confuso no início. Quando lhe perguntarem a idade da gravidez, irá, provavelmente, responder em meses e não em semanas mas, para acompanhar o desenvolvimento do seu bebé e marcar as consultas pré-natais, será a idade em semanas a considerada.
Assim que descobre que está grávida e vai à primeira consulta pré-natal, o médico estabelece o tempo da sua gravidez em semanas, com a ajuda de um calendário onde marcará o primeiro dia do seu último período menstrual.
A partir desta data, calcula, também, a data provável para o parto, data que será acertada com a realização da primeira ecografia da gravidez a realizar entre as 11 e as 13 semanas e 6 dias de gestação mediante a medição do comprimento crânio-caudal do embrião.
Para os médicos, a gravidez tem 40 semanas, contando a partir da data do primeiro dia do seu último período menstrual. No entanto, isso não significa que o seu bebé não possa nascer antes ou depois das 40 semanas.
Como não se consegue determinar o momento exato da conceção e como nas primeiras semanas da gravidez há um enorme desenvolvimento embrionário, convencionou-se datar a gravidez considerando o primeiro dia do último período menstrual. Contudo, a forma mais correta de calcular o tempo da gravidez é através do dia da conceção, momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo e se inicia o desenvolvimento embrionário.
Assim, e apesar de o enquadramento das semanas nos meses poder variar ligeiramente entre profissionais, poderá considerar-se a seguinte classificação:
- 1º Mês: 1 – 4 semanas
- 2º Mês: 5 – 8 semanas
- 3º Mês: 9 – 12 semanas (fim do 1º trimestre)
- 4º Mês: 13 – 16 semanas
- 5º Mês: 17 – 21 semanas
- 6º Mês: 22 – 26 semanas (fim do 2º trimestre)
- 7º Mês: 27 – 30 semanas
- 8º Mês: 31 – 35 semanas
- 9º Mês: 36 – 40+ semanas
Tempo de gestação – calculadora da idade da gravidez
Para fazer uma estimativa da sua idade gestacional e da data provável do nascimento do seu bebé, use a nossa calculadora de gravidez: