A fase a seguir ao nascimento do bebé e até às 6 a 8 semanas seguintes é designado por puerpério.
Puerpério designa o período de 6 a 8 semanas após o parto e, durante o qual, o seu corpo sofre uma série de alterações para retornar ao estado pré-gravidez.
Consulta de revisão pós-parto
O que é a consulta de revisão?
Se teve um parto normal deve fazer consulta de revisão entre a 4-6 semanas após parto. Se o seu bebé nasceu por cesariana, a consulta deverá ocorrer entre os 8-10 dias após a alta hospitalar.
A consulta de revisão, também designada por consulta do puerpério. Esta consulta serve para avaliar o estado de saúde materno depois do parto e para esclarecer eventuais dúvidas do casal como o método concecional a adotar.
A marcação da consulta de revisão é realizada ainda durante o internamento hospitalar e os registos desta consulta serão efetuados no seu Boletim de Saúde da Grávida, pelo que o deverá guardar e levar consigo.
Avaliação da saúde materna no pós-parto
Nesta consulta, como o próprio nome indica, o médico fará uma “revisão” do seu corpo realizando um exame clínico e ginecológico para observar a involução dos órgãos genitais internos e confirmar se a recuperação está a decorrer conforme o previsível.
A contraceção é um tema que poderá querer abordar uma vez que, com o regresso da ovulação, há risco de engravidar, mesmo que esteja a amamentar em regime de exclusividade (ou seja, quando só alimenta o seu bebé com leite materno).
O método concecional será aquele que melhor se ajustar às necessidades e expectativas do casal.
Cuidando das emoções
Para além das profundas alterações físicas que ocorrem nas semanas seguintes ao parto, também pode sentir momentos de tristeza ou melancolia (“baby blues“) motivadas por mudanças hormonais ou por dúvidas e receios sobre os cuidados ao bebé. Pode também estar no início de uma depressão pós-parto, pelo que é essencial estar atenta aos sinais que o corpo lhe envia.
A chegada de um novo bebé, particularmente para os pais de primeira viagem, é um momento desafiante para pais, enquanto casal, afetando toda a dinâmica familiar e social.
É perfeitamente natural que se foque no seu bebé e se sinta esgotada pela alteração das rotinas, pela exigência da amamentação em horário livre, as preocupações com outros filhos e noites mal dormidas.
Se se sentir triste ou ansiosa com alguma questão sobre o seu corpo ou sobre o seu bebé, aproveite a consulta de revisão para se aconselhar e aproveitar ao máximo esta fase tão maravilhosa da sua vida.