O Movimento “Dia de Aulas ao Ar Livre”
O “Dia de Aulas ao Ar Livre” cresceu a partir de uma iniciativa de algumas escolas em 2011 que cresceu para mais de 600 escolas em 2015, com a participação de mais de 15 phttps://diadeaulasaoarlivre.pt/aíses.
A campanha nasceu no Reino Unido pela mão de Anna Portch, com o apoio de professores e educadores do London Sustainable Schools Forum (LSSF), para incentivar as escolas de Londres a ensinarem ao ar livre e a comemorarem a educação ambiental.
O movimento “Dia de Aulas ao Ar Livre” pretende promover a importância da aprendizagem experiencial e o desenvolvimento das crianças. Brincar ao ar livre é fundamental para a aprendizagem de valores como a resiliência, o trabalho em equipa, a liderança, a criatividade e o desenvolvimento motor.
O “Dia de Aulas ao Ar Livre” foi tão inspirador para a equipa Skip, que esta decidiu apoiar a campanha não só no Reino Unido, mas em todo o mundo. O Projeto “Dirt” está a trabalhar conjuntamente com a equipa para que isto seja uma realidade, construindo redes internacionais e desenvolvendo os materiais necessários para apoiar a campanha a nível mundial.
Este ano a Associação Nacional de Professores (ANP) associou-se a este movimento e convidou as escolas de todo o pais a inscreverem-se neste movimento que faz com que as crianças desfrutem todos os dias, de tempo ao ar livre.
Para saber mais sobre esta iniciativa e as escolas que aderiram ao dia de aulas ao ar livre consulte o site Dia de Aulas ao Ar Livre.
Aqui encontra planos, materiais, cartazes e conselhos sobre como tornar o Dia de Aulas ao Ar Livre um acontecimento único, se inspirar e planear o dia.
Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças
O Dia de Aulas ao Ar Livre faz parte de uma campanha global criada para celebrar e inspirar a brincadeira e a aprendizagem ao ar livre. Porquê? Porque, simplesmente, apesar de pais e professores reconhecerem a importância do tempo passado ao ar livre, muitas vezes este é esquecido.
Brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças, o que significa que é uma parte integrante de todos os dias. Aprender ao ar livre, ou “aprender fazendo”, cria memórias duradouras e deixa as crianças construírem uma maior consciência do ambiente, criando mais oportunidades para pensarem de forma independente, e se sentirem mais envolvidas com a aprendizagem.
As atividades propostas para este dia funcionam na maioria dos espaços ao ar livre ou em ambientes naturais, e podem ser usadas para atividades espontâneas ou planeadas num parque, na praia ou no recreio da escola, quer em espaços de asfalto quer em espaços mais naturais.
Alguns benefícios das aulas ao ar livre:
- Melhora as capacidades sociais;
- Melhora a capacidade de resolver problemas;
- Desenvolve ferramentas de trabalho em equipa;
- Promove a criatividade e o espírito crítico;
- Trabalha a resiliência e a liderança;
- A aprendizagem é muito mais divertida!
Segundo a professora Juliet Robertson “… a aprendizagem ao ar livre pode ser uma abordagem altamente eficaz para aumentar os níveis de sucesso nas escolas. As crianças sentem-se geralmente mais interessadas e focadas quando estão ao ar livre, especialmente num ambiente natural como uma floresta. São fisicamente mais ativas e estão menos stressadas.”
Nós também apoiamos este movimento, podemos contar consigo?
Artigo elaborado em parceria com a Marca Skip.