O que é o Método Montessori?
“Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário”. (1)
Decoração do quarto da criança pelo método Montessori
Criar um ambiente preparado e pensado para a criança
O ambiente deve ser preparado e construído para a criança, atendendo às suas necessidades biológicas e psicológicas. Em ambientes preparados encontram-se mobília de tamanho adequado e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
Através da utilização correta do ambiente e da ajuda do adulto preparado, as crianças expressam características que lhes são inatas. Entre outras, encontram-se o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem. Todas as crianças nascem com estas características e desenvolvem-nas melhor entre os zero e os 6 anos.
Assim, é fundamental proporcionar um ambiente adequado e materiais interessantes para que a criança se possa desenvolver através dos seus próprios esforços, ao seu ritmo e de acordo com os seus interesses.
Como o Método Montessori privilegia, também, o desenvolvimento da independência e da autonomia, o quarto da criança deve ser pensado “à sua medida”.
Móveis baixos, à altura da criança, poucas “tralhas” espalhadas pelo quarto (que servem apenas para criar o caos), ambiente visualmente organizado e estimulante e separação evidente dos espaços para as atividades diárias (dormir e brincar, por exemplo), são algumas das preocupações a ter em mente quando se planeia o quarto montessoriano. Assim:
- A cama deve ser baixa para que a criança possa entrar e sair quando quiser da cama, e sem ajuda dos pais;
- O roupeiro também deve ser baixo para que a criança consiga chegar aos cabides, retirar e guardar roupa;
- A área do quarto deve ser pensada para que haja uma divisão clara dos diferentes espaços: dormir, brincar, ler, etc..
- O espaço de leitura deve ter uma cadeira confortável, com uma estante baixa que permita à criança tirar e guardar os livros;
- As crianças gostam de ser ver ao espelho e imitar expressões. Assim, pode colocar um espelho que permita que a criança veja a totalidade do seu corpo;
- Em vez da quantidade, opte pela qualidade. Compre poucos brinquedos, adequados à fase de desenvolvimento da criança. Troque de brinquedos de vez em quando para estimular a imaginação, proporcionar novas brincadeiras e aprendizagens;
- Para as paredes e móveis, escolha tons suaves. São mais fáceis de conjugar com os outros acessórios como cortinas e tapetes com os quais pode individualizar casa espaço dentro do quarto.
Sendo tudo acessível à criança, os móveis, espelhos e brinquedos devem estar bem seguros, de preferência, presos à parede para evitar que caiam sobre a criança.
(1) Lar Montessori [Online]