O que dar de beber ao bebé durante o 1º ano de idade?
Como o início da diversificação alimentar, com a introdução de alimentos para além do leite na dieta do bebé, é aconselhado começar a oferecer água.
Muitos pais perguntam-se que tipo de líquidos dar ao bebé e em que quantidade. Como os bebés nascem com uma preferência pelo doce, esta preferência deve ser contrariada desde que inicia a diversificação alimentar.
O consumo de bebidas açucaradas não deve incentivada. Oferecer sumos (mesmo que naturais e sem adição de açúcar) e chás adocicados ao bebé é um dos erros mais comuns na alimentação dos bebés.
Quando os bebés são habituados a beber sumos e não água, está-se a incentivar a preferência natural pelo doce e o bebé acaba por rejeitar a água, bebida mais aconselhada para hidratar e corpo e saciar a sede.
Relativamente à quantidade, deve oferecer água ao bebé várias vezes ao dia, principalmente nos intervalos das refeições, e ele irá beber a quantidade suficiente para saciar a sua sede.
Até, pelo menos, 1 ano de idade não ofereça sumos ou refrigerantes ao seu bebé.
O que dar de beber à criança depois dos 12 meses de idade?
A partir dos 12 meses de idade, a água continua a ser a bebida mais indicada para saciar a sede da criança.
O consumo de qualquer bebida que contenha açúcares adicionados, como sumos, néctares e refrigerantes com ou sem gás, deve ser reservado somente para dias de festa, em pequenas quantidades e, preferencialmente, diluído em água.
O consumo excessivo de bebidas açucaradas tem sido associado à obesidade infantil, à diabetes tipo II e à doença cardíaca.
As bebidas com adoçantes também não são saudáveis do ponto de vista nutricional e devem ser evitadas o mais possível.
Na lancheira da escola, coloque leite (de preferência natural uma vez que os leites com aromas também têm açúcar adicionado) ou iogurte natural em vez de sumos.
Também é muito importante juntar uma garrafa de água.
Os sumos são todos iguais?
A oferta disponível no mercado de sumos, néctares e refrigerantes é imensa. Contudo, a maioria deles possui quantidades excessivas de açúcares, sem representar qualquer vantagem em termos de saúde.
Antes de comprar, leia os rótulos dos produtos e compare a quantidade de açúcares adicionada. Se o fizer verá que bebidas consideradas mais saudáveis, como o ice tea, também tem bastante açúcar adicionado.
- 10 Erros que podem levar seu filho à obesidade logo no 1º ano de vida
- Jogar às escondidas com os açúcares e gorduras dos alimentos
- Em que idade posso oferecer açúcar ao meu filho?
- A alimentação da criança deve variar?
- 10 Boas razões para comer sopa
- Quando é que os bebés começam a beber água?
- 12 Regras sobre a diversificação alimentar
Bibliografia: Projeto Papa Bem