Um estudo australiano demonstrou que as crianças que vão dormir mais cedo são mais saudáveis. Mas há mais. Ir para a cama mais cedo parece ser mais benéfico do que dormir muitas horas.
Mas ainda não ficou convencida? Foi ainda determinado que as mães das crianças que vão dormir mais cedo apresentam uma melhor saúde mental em relação às mães das crianças que vão para a cama tarde.
Ir para a cama cedo torna as crianças mais saudáveis
Os resultados do estudo da Universidade de New England, em Melbourne, Austrália, foram divulgados numa conferência dedicada ao sono, Sleep DownUnder 2015, que teve lugar naquela cidade.
Para o estudo, Jon Quach e equipa, do Murdoch Childrens Research Institute daquela universidade, contaram com a participação de 3600 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e 9 anos, que integravam o estudo Growing Up in Australia (Crescer na Austrália).
As crianças foram questionadas em três alturas diferentes no decorrer dos primeiros anos de vida. Foram analisados também dados fornecidos pelos pais nas seguintes idades das crianças participantes: 4 e 5 anos, 6 e 7 anos e 8 e 9 anos.
Os investigadores dividiram as crianças em 4 grupos distintos:
- Crianças que iam para a cama cedo e levantavam-se cedo;
- Crianças que iam para a cama cedo e levantavam-se tarde;
- Crianças que se deitavam tarde e levantavam-se tarde;
- Crianças que se deitavam tarde e levantavam cedo.
As crianças consideradas como indo para a cama cedo foram as que se encontravam a dormir às 20.30h.
Crianças que se deitam mais cedo = melhor qualidade de vida
Foi apurado que as crianças que adormeciam mais cedo apresentavam uma qualidade de vida superior no que diz respeito ao estado de saúde e as suas mães um estado de saúde mental mais saudável relativamente às crianças tardias e respetivas mães.
Não foi estabelecida qualquer ligação entre a hora de ir para a cama e a cognição, aprendizagem, comportamento e peso das crianças. No entanto, na conferência chegou-se à conclusão que ir para a cama cedo poderá influenciar um peso saudável.
Os hábitos de dormir e o peso das crianças
Todavia, um outro estudo conduzido por Tim Olds, da Universidade de South Australia, que incidiu sobre os hábitos de dormir e a dieta de crianças compreendidas entre os 9 e 16 anos, demonstrou que os adolescentes que se deitam mais tarde e acordam mais tarde apresentavam índices de IMC (Índice de Massa Corporal) superiores aos que se deitam e se levantam mais cedo.
Segundo o autor deste estudo, estes resultados podem estar associados ao facto de os adolescentes que se deitam mais tarde terem hábitos menos saudáveis, como uma dieta má, passarem mais tempo no computador, televisão ou telemóvel e consequentemente fazerem menos atividades físicas.
Resumindo e concluindo, como pode ver, investir em deitar as crianças mais cedo, parece ser inclusivamente mais importante do que as próprias horas de sono que os pequeninos dormem, o que se refletirá em adultos saudáveis no futuro. Adicionalmente, estarão a trazer mais benefícios para vossa própria saúde mental.
Tudo isto parecem bons motivos para levar o seu filho para cama mais cedo!
- 10 Erros dos pais na hora de deitar os filhos
- Dicas para ajudar o seu filho a dormir toda a noite
- 10 razões que levam os bebés a acordar durante a noite
- 10 Razões para não deixar o seu bebé a chorar, até adormecer
- Treino do sono nos bebés: novo estudo sugere que não é prejudicial
- Nova tabela do sono da American Sleep Association