O soro caseiro é uma bebida à base de água, sal e açúcar que ajuda no tratamento e prevenção da desidratação em caso de diarreia e vómitos.
É altamente recomendável levar a criança ao médico para que sejam diagnosticadas as eventuais causas dos vómitos ou diarreia e tratamento adequado. No caso de bebés amamentados exclusivamente com leite materno, deve-se continuar a oferecer o peito e não dar qualquer outro líquido e procurar ajuda médica imediata.
Quando a criança ou o adulto não conseguem manter líquidos no estômago ou perdem líquidos em excesso devido a diarreia, o risco de desidratação agrava-se. Se o organismo não tiver líquidos suficientes, não consegue funcionar corretamente e todo o quadro da doença agrava-se.
Soro caseiro
O soro caseiro ajuda a manter o corpo hidratado (pela água) e a repor os sais minerais excretados pela perda de líquidos. A perda de minerais pode levar à baixa de sódio no sangue, à baixa do potássio no sangue ou ao aumento de acidez no sangue dai a importância de adicionar o açúcar (glicose) e o sal (cloreto de sódio) à água.
No caso de vómitos, o consumo da própria água pode ser rejeitado pelo corpo e, por isso o soro caseiro deve ser oferecido à colher, várias vezes ao longo do dia, para aumentar a tolerância do estômago e evitar os vómitos.
Como fazer o soro caseiro?
Antes de mais, é necessário ter em conta que errar na medida do sal ou do açúcar pode provocar uma convulsão numa criança desidratada.
O soro caseiro deve ser dado apenas para prevenir a desidratação ou quando ocorrerem os sintomas iniciais de desidratação. Em casos mais graves, a criança ou o adulto devem ser levados imediatamente ao médico.
Receita do soro caseiro
- 1 Litro de água (filtrada, mineral ou fervida);
- 3,5 Gramas (+/- 1 colher de chá) de sal de cozinha;
- 20 Gramas de açúcar (+/- 1 colher de sopa).
Misture todos os ingredientes e ofereça à colher, várias vezes ao dia. Esta solução tem a validade de 24 horas e, por isso, deve ser preparada diariamente.
Que quantidade de soro caseiro tomar?
O ideal é conseguir tomar a quantidade que é perdida pelos vómitos ou diarreia. No caso de vómitos, oferecer 5 ml a cada 1-2 minutos, aumentando a dose de forma generosa e frequente, conforme a tolerância da criança (as doses pequenas diminuem o reflexo do vómito e favorecem o esvaziamento do estômago).
Nas crianças é recomendada a quantidade de 50 ml por quilo de peso a cada 4 horas. Ex: uma criança de 12 quilos deve consumir 600 ml de soro no período de 4 horas. Contudo, a quantidade de líquido recomendada deve ser confirmada pelo médico.
Se a criança tiver febre elevada e persistente, por cada grau acima dos 38ºC, as necessidades de líquidos ficam aumentadas em mais 10-15% em relação às necessidades de manutenção da hidratação.
Como avaliar o nível de desidratação?
A quantidade de vezes que a criança faz chichi, a cor e odor da urina são bons indicadores do nível de desidratação. Se não molhar a fralda ou não for à casa de banho ou se a cor e o odor da urina forem intensos é sinal que está desidratada.
Olhos encovados, ausência de lágrimas ou fontanela deprimida são outros sinais que significam que a criança está desidratada.
Quando não tomar soro caseiro?
Uma vez que o soro caseiro leva açúcar, não deve ser tomado por diabéticos.
Os bebés amamentados ao peito também não devem beber esta solução. Nestes casos, deve procurar-se ajuda médica imediata para prevenir a desidratação.
É importante salientar que o soro caseiro não é um medicamento que vá agir sobre as causas da diarreia ou dos vómitos. O seu único objetivo é hidratar e repor os sais minerais perdidos.
Alternativas ao soro caseiro
Existem no mercado várias soluções de reidratação oral. Estas soluções são particularmente úteis quando se viaja ou quando a água é de origem duvidosa.
Por outro lado, estes preparados são uma garantia de que as quantidades de cloreto de sódio e glicose estão corretas evitando-se, assim, as consequências de o sal ou o açúcar não serem devidamente medidos.
Como são aromatizadas, também podem ser mais fáceis de aceitar, especialmente pelas crianças.
No caso de diarreia, não ofereça à criança refrigerantes ou sumos de fruta já que o excesso de açúcar pode agravar os sintomas da desidratação. Para além do soro caseiro pode oferecer um chá com açúcar.
As bebidas desportivas também não são indicadas nos casos de diarreia ou vómitos.
Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Em caso de dúvida quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação do seu médico ou farmacêutico.