Quando, do encontro de um óvulo com um espermatozoide, nasce uma nova vida, dá-se uma série de pequenos milagres que resultam na formação de um novo ser humano, no desenvolvimento do bebé no ventre.
O desenvolvimento embrionário (1º trimestre da gravidez) e fetal (do 2º trimestre ao fim da gravidez), tem uma série de marcos que representam um salto evolutivo no desenvolvimento. É de alguns desses marcos que falamos neste artigo.
Hoje em dia, sabe-se, pela observação atenta do que se passa dentro do ventre, como evolui o bebé. Ao mesmo tempo que o bebé se forma, os pais constroem uma imagem do seu bebé e criam uma ligação emocional ao ser que se cresce dentro do útero da mãe.
Os filhos são, cada vez mais, um bem precioso. Por vários fatores, muitos casais optam por ter apenas um filho e cada vez mais tarde. É nele que se centram e é ele que passa a comandar as prioridades da família.
Nesta viagem tão emocionante que é a gravidez e o desenvolvimento do bebé, convidámos-la a conhecer alguns dos marcos mais curiosos do desenvolvimento uterino. Facilmente compreenderá que o bebé é um ser ativo, curioso e que aprende muitas coisas enquanto está na barriga da mãe e que nasce com um sentido de si próprio e preparado para se adaptar ao mundo exterior.
Os cuidados pré-natais e os estímulos proporcionados pelas emoções maternas ou pelo toque na barriga, confortam o bebé e ajudam-no a crescer com saúde e ligado ao mundo externo, muito antes de nascer.
Carregue na imagem para saber 8 Curiosidades sobre o desenvolvimento do bebé no ventre
- Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo
- Tempo que as mães dedicam aos filhos, afeta o desenvolvimento da criança
- Tabela do sono: quantas horas deve dormir o meu filho?
- O difícil desempenho da parentalidade
- Gravidez semana a semana: o desenvolvimento do bebé e o seu corpo
- Desenvolvimento fetal semana a semana