O leite materno é um alimento vivo, completo e natural que possui a composição nutricional perfeitamente ajustada às necessidades do bebé por isso é o primeiro alimento do recém-nascido!
O leite materno sofre alterações ao longo do tempo, respondendo à crescente exigência de nutrientes que ocorre com o crescimento.
Primeiro alimento do recém-nascido e do bebé
O seu leite tem tudo o que o seu bebé precisa para crescer
Para além de nutrientes, o leite materno possui outras substâncias com capacidade imunomoduladora e centenas de espécies de bactérias benéficas.
Tem também um papel importante na estimulação da musculatura oro facial e moldagem do palato com benefício para a respiração nasal e oralidade / fala do bebé.
Até quando amamentar em exclusivo?
O aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida ajuda à formação de uma estreita relação entre a mãe e o bebé.
O contacto e a atenção ajudam o bebé a sentir-se seguro e amado, o que é de extrema importância para a sua saúde, o seu crescimento e desenvolvimento.
O aleitamento materno deve manter-se, se possível, até aos dois anos de vida. Até a amamentação estar estabelecida, evite oferecer tetinas e chupetas ao seu bebé.
Quando dar a primeira mamada ao bebé?
É fundamental iniciar a amamentação logo após o nascimento, em contacto pele a pele com a mãe durante a primeira hora de vida, pois estimula a produção de leite materno.
Promover a amamentação
O alojamento conjunto, a amamentação frequente e guiada pelo bebé, um bom posicionamento, uma boa pega e a amamentação exclusiva, sem suplementos, contribuem igualmente para o sucesso da amamentação.
É fundamental que o pai e/ou outras pessoas significativas para a mãe / bebé também estejam a par das vantagens e das práticas do aleitamento materno para que possam dar o apoio e o estimulo necessário.
Fonte: Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco, Portugal. Direção-Geral da Saúde – novembro 2015