Doença das mãos-pés-boca
O que é o doença das mão-pé-boca?
Comum nas crianças até aos 4 anos de idade, a doença das mãos, pés e boca é epidémica e ocorre, geralmente, durante o verão e início do outono.
Transmissão da doença das mão-pé-boca
De criança para criança através do contacto das mãos e pés com a mucosa da boca.
Período de incubação da doença das mão-pé-boca e contágio
O período de incubação médio da doença é de 3 a 10 dias. Durante a primeira semana da doença as pessoas infectadas são extremamente contagiosas (especialmente devido à ulceração das vesículas).
Os vírus podem ser excretados nas fezes das crianças durante várias semanas depois do desaparecimento dos sintomas. Por isso os doentes podem ser contagiosos durante um longo período de tempo.
Uma boa higiene quando se cuida de uma criança infetada é muito importante para evitar mais contágios.
Sintomas da doença das mão-pé-boca
- Febre;
- Bolhas na parte interior da boca, que podem degenerar em úlceras dolorosas;
- Perda de apetite;
- Bolhas nas mãos e nos pés que aparecem cerca de 1 a 2 dias após aparecerem na boca;
- As bolhas no corpo são indolores e não provocam comichão;
- A doença pode levar à perda das unhas das mãos e pés num período médio 4 semanas, não sendo doloroso e voltando as unhas a crescer rapidamente.
Tratamento
Não há um tratamento específico para esta doença. O que pode fazer é minorar os sintomas de desconforto. Dê muitos líquidos à criança e evite alimentos e bebidas ácidos que agravam a dor na boca. Bochechar com água e sal ajuda a aliviar a dor da boca.
O seu médico fará a devida avaliação e tratamento para a febre e dor.
As bolhas nas mãos e nos pés desaparecem em 3 a 4 dias, bem como a febre. As bolhas na boca podem prevalecer até 4 semanas. Depois de se contrair esta doença, fica-se imune para toda a vida.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.