Sarampo
O sarampo é uma doença infeciosa altamente contagiosa causada por um vírus (Paramixovírus do Genéro Morbilivirus) e transmite‐se pessoa‐a‐pessoa (gotículas de espirros e tosse por exemplo) e também por via aérea (aerossóis).
O período inicial da incubação do sarampo é o período em que a doença é mais contagiosa (numa altura em que os sintomas da doença ainda não são evidentes).
Período de incubação
O período de incubação do sarampo é de cerca de 10 dias, podendo variar entre 7 e 18 dias. A doença inicia‐se, normalmente, com febre e as erupções ou pequenas manchas na pele surgem 3 a 7 dias mais tarde.
A doença é contagiante 1 dia antes dos sintomas (cerca de 5 dias antes do início de pequenas pintas no interior da boca) até 4 dias após o aparecimento destas mesmas pintas.
O período entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de 8-12 dias.
Período de contágio do sarampo
O período de contágio da doença inicia‐se, habitualmente, 4 dias antes e prolonga‐se até 4 dias após o início do exantema. O período de contágio pode ser mais prolongado nos doentes imunodeprimidos.
Sinais e sintomas do sarampo
- Febre alta (temperatura ≥ 38ºC);
- Tosse rouca e persistente;
- Rinite (inflamação da mucosa do nariz);
- Conjuntivite;
- Fotofobia (dificuldade em olhar a luz) e olhos lacrimejantes;
- Pequenas manchas brancas no interior da boca;
- Pequenas manchas escuras que se iniciam na face e se espalham por todo o corpo.
Após 2 dias podem surgir na mucosa da boca pequenas manchas brancas (1-2 mm) rodeadas por um vermelhão (sinal de Koplik) que desaparecem em 24-48h.
As pequenas manchas castanhas no corpo surgem 12 a 24h após as pequenas manchas brancas no interior da boca. Aparecem inicialmente no rosto e cobrem todo o corpo em 1-2 dias. Depois de 4-5 dias estas manchas desaparecem.
Tratamento do sarampo
O tratamento é sintomático (paracetamol como antipirético e hidratação). Quando não ocorrem complicações (como a otite média aguda, pneumonia ou encefalite, entre outras), a criança fica curada em poucos dias.
Vacinação contra o sarampo
A vacina contra o sarampo faz parte do Programa Nacional de Vacinação (2017) numa vacina trivalente VASPR em combinação com a vacina da Parotidite (papeira) e da Rubéola.
Presentemente recomenda-se a 1ª dose da VASPR aos 12 meses e a 2ª dose aos 5-6 anos, antes da entrada do 1º ciclo.
Nos casos em que a VASPR esteja contraindicada, deve ser ponderada a imunização passiva com imunoglobulina humana normal até 6 dias após o contacto. Estas situações devem ser avaliadas caso a caso pelo médico assistente.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.