Laringites-Doencas-mais-comuns-nos-infantarios

Laringites-Doencas-mais-comuns-nos-infantarios

Causa

A laringite é uma doença provocada por diverso vírus, como Parainfluenza, Adenovírus, Influenza A e B, Vírus Sincicial Respiratório, Enterovírus, entre outros.

Sintomas

Entre os sintomas da laringite incluem-se:

  • Tosse rouca (tosse de cão) que se vai agravando ao longo dos dias;
  • Ruído a respirar;
  • Rouquidão;
  • Febre baixa;
  • Ranho.

Tratamento

A doença dura entre 3 a 7 dias. Os sintomas melhoram quando a criança respira ar húmido e frio através de aerossol com soro fisiológico ou no banho, com os vapores da água.

Nos casos mais graves, o médico pode indicar um medicamento anti-inflamatório a colocar no aerossol.

Também pode ser necessário tomar um antipirético para controlar a febre, caso o médico o prescreva. Devido ao aumento de temperatura, a criança pode desidratar pelo que se aconselha a ingestão de muitos líquidos, particularmente, água.

Se a tosse for muito incomodativa, a criança pode tomar uma xarope. Uma vez mais, este medicamento deve ser indicado pelo médico após avaliação geral.

Contágio

A laringite, por ser uma doença de origem vírica é muito contagiosa. O contágio faz-se por via respiratória quando a criança tosse ou espirra. Ensine o seu filho a colocar o cotovelo a tapar a boca quando tosse ou espirra.

A criança pode ir para o infantário?

A criança só deve ir para a creche / infantário / escola quando já não tiver tosse e 24 horas após deixar de ter febre.

Prevenção

Esta doença é de difícil prevenção porque o contágio é fácil. Se tiver bebés de colo, proteja-os da pessoa infetada.

Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.