gravida-vegetariana-ferro
O ferro é muito importante na gravidez e sua carência associa-se a risco de anemia, que poderá ter graves consequências.
A preocupação com carência de ferro é particularmente importante numa grávida vegetariana tendo em conta que a carne é um dos principais fornecedores na alimentação comum.
Assim, numa alimentação vegetariana, as principais fontes de ferro serão os ovos assim como as leguminosas e alguns hortícolas (como o espinafre, couve-nabiça).
De notar que o conteúdo em ferro dos hortícolas é geralmente pouco mencionado, porque a forma estrutural do ferro presente nos alimentos de origem vegetal é menos absorvida pelo nosso organismo do que a forma do ferro presente alimentos de origem animal.
Relativamente a este ponto existem, contudo, alguns cuidados que podem ajudar a aumentar esta absorção como por exemplo:
- Consumir na mesma refeição alimentos ricos em vitamina C, como a laranja ou o kiwi (ajudam no processo de absorção).
- Evitar na mesma refeição alimentos ricos em cálcio (como os lacticínios), chá, café e cacau.
- Demolhar as leguminosas antes de serem cozinhadas (vai diminuir uns compostos denominados fitatos presentes nas leguminosas. Apesar das leguminosas serem ricas em ferro, os fitatos diminuem a sua absorção).