Quando o casal decide ter um bebé questiona-se sobre como aumentar as hipóteses de engravidar, particularmente quando tenta durante algum tempo, sem sucesso.
Alguns fatores podem aumentar as hipóteses de engravidar como o número de relações sexuais durante o período fértil, o estilo de vida ou a idade do casal.
A toma de anticoncecionais pela mulher não tem influência na fertilidade da mulher. O que acontece muitas vezes é que quando a mulher quer engravidar e deixa de os tomar, entram em jogo outras variáveis.
Como aumentar as hipóteses de engravidar
Período fértil e gravidez
Um estudo divulgado pela American Society for Reproductive Medicine aponta para a maior probabilidade de engravidar nos dias anteriores à ovulação, considerado o 14º dia num ciclo menstrual regular de 28 dias.
O mesmo estudo também demonstra que os casais que têm relações sexuais diárias ou a cada dois dias nos dias que antecedem a menstruação da mulher, conseguem engravidar mais facilmente do que os que têm apenas uma relação sexual durante o período fértil.
O muco cervical no período de ovulação também pode aumentar as hipóteses de engravidar. O muco claro, elástico e cristalino é um sinal positivo de fertilidade.
Infertilidade e dificuldade em engravidar
Segundo a Organização Mundial da Saúde, considera-se que o casal tem dificuldade em engravidar quando, ao fim de 12 meses de relações sexuais desprotegidas e regulares, não foi bem sucedido.
No entanto, na prática clínica nos casos em que a mulher tem mais de 35 anos, este período baixa para 6 meses.
Durante estes períodos de tempo, manter um estilo de vida saudável e gerir a ansiedade é fundamental.
No que respeita à fertilidade do casal, a idade é um factor importante. A partir dos 35 anos, a fertilidade da mulher diminui. Relativamente aos homens, a alteração da qualidade do esperma inicia-se aos 40 anos.
Para a mulher, o risco de diabetes gestacional, tensão arterial elevada, placenta prévia ou parto prematuro pode ser acrescido quando comparado com numa mulher que decide ter o seu primeiro filho por volta dos 20-35 anos.
Mas existem outras causas para a infertilidade. Entre elas encontram-se:
- Distúrbios de ovulação (como a síndrome dos ovários poliquístico);
- Obstruções na trompa (como endometriose);
- Doenças sexualmente transmissíveis (como gonorreia);
- Fatores genéticos (como falência dos ovários);
- Doenças imunológicas (como inflamação da tiróide);
- Inflamação no colo do útero);
- Obesidade (que pode afetar a fertilidade quer nas mulheres quer nos homens);
- Tabaco;
- Stress;
- Abuso de álcool e drogas.
Em muitas situações, com o tratamento adequado, a infertilidade pode ser ultrapassada e o casal consegue engravidar. Os atuais avanços da medicina e a vigilância pré-natal, conseguem antecipar e prevenir muitas destas complicações.