A forma como educamos as nossas crianças é influenciado pelo ambiente cultural em que estamos inseridos, entre muitos outros fatores. O que para alguns pais parece ser um comportamento absurdo, é promovido e incentivado noutros países.
A educação, experiências e valores pessoais, o local onde se habita, a pressão familiar, as normas sociais, são apenas alguns dos condicionalismos que se refletem no estilo parental, na educação e no tipo de relação afetiva que os pais estabelecem com os seus filhos, nas diversas culturas.
Educar ao estilo dos pais alemães
Os pais alemães são bastante informais no que toca às crianças. Podem estar descontraídos a bebericar um café com outros pais enquanto os filhos brincam num parque infantil público sem, aparentemente, prestarem grande atenção ao que se está a passar.
Para as crianças, esta forma de estar também parece natural. Os pais alemães educam os filhos para a independência e responsabilidade e as crianças parecem adaptar-se muito bem a este estilo de parentalidade.
Contudo, o facto de os pais não estarem debruçados no parque infantil a olhar fixamente para os filhos, enquanto estes fazem construções na caixa de areia ou andam de baloiço, não significa que os estejam a ignorar. Pelo contrário, estão a confiar nas suas crianças e a dar-lhes uma liberdade responsável e controlada.
Algumas coisas surpreendentes que os pais alemães fazem:
Não apressam a aprendizagem académica
Os jardins de infância não pretendem criar pequenos académicos. Os pais são mesmo incentivados a deixar a criança aprender a ler e a escrever na altura certa, no primeiro ciclo.
Está provado que para as crianças é particularmente motivador descobrir as palavras em conjunto com outras crianças, no momento certo da escolarização. Não há grandes vantagens em pressionar as crianças em idade pré-escolar a adquirir certas competências.
O jardim de infância é o local privilegiado para brincar e adquirir competências sociais com jogos, brincadeiras e atividades em grupo. Nesta fase da vida, as crianças são incentivadas a desenvolver a sua criatividade e a aprender a relacionar-se com as outras crianças.
Mesmo no primeiro ciclo, as crianças não são pressionadas para serem académicos brilhantes. O tempo de recreio e as atividades lúdicas continuam a ser muito valorizadas.
Esta filosofia não significa que o sistema alemão não aposte na aquisição de competências académicas. Segundo um estudo da Organization for Economic Cooperation and Development (2012), os adolescentes alemães com 15 anos de idade têm um desempenho bem acima da media internacional no que respeita à leitura, matemática ou ciências.
Incentivam as crianças a arriscar
As atividades escolares podem incluir ocupações como brincar com o fogo. Literalmente. Com a devida segurança, as crianças são incentivadas a testar materiais e a realizar determinadas experiências que, para a maioria dos pais, seriam de acesso absolutamente proibido às crianças.
Permitem que as crianças andem sozinhas
Muitas crianças em idade escolar vão para a escola, brincam ou deslocam-se sozinhas, em distâncias curtas, perto de casa. Algumas até andam de metro sozinhas.
Os pais alemães preocupam-se, como todos os pais, com a segurança das suas crianças mas, geralmente, estão mais focados nos perigos do trânsito do que propriamente na possibilidade de acontecer algo violento, como um rapto.
Celebram cada nova etapa da vida
Para os alemães há, de modo geral, três grandes marcos na vida que valem a pena celebrar: a entrada para a primeira classe, a transição para a juventude e o casamento.
A entrada para o primeiro ciclo é um acontecimento marcante, com direito a festa com prendas, família e amigos.
O início da vida escolar é visto como o começo de uma nova etapa: abre-se um novo mundo para a criança. Novas aprendizagens, conhecimentos, experiências, questões, dúvidas. Há horizontes imprevistos que se revelam todos os dias à curiosidade da criança.
A entrada nos 14 anos é outro acontecimento festejado com alegria. Há presentes, família e amigos que se juntam para celebrar o início de uma nova fase: a adolescência.
Ser adolescente pode ser uma fase complicada e difícil, mas não deixa de ser uma etapa nova, a partir da qual os filhos caminham a passos largos para a vida adulta.
Valorizam as atividades ao ar livre
Os alemães têm um ditado que diz “Não há mau tempo, apenas roupas inadequadas“. Desenvolver atividades fora de casa é muito popular entre as famílias alemãs. Mas os recreios e os parques infantis também são equipamentos fundamentais na creche ou no jardim de infância.
Brincar ao ar livre ou nos parques infantis é valorizado e incentivado. O frio não é desculpa para ficar em casa nos dias mais cinzentos. Com a roupa adequada, não há criança que se recuse a brincar num parque infantil ou a dar um passeio ao ar livre.
No geral, as crianças adoram ter liberdade. Sentir que os pais confiam nelas para desempenhar pequenas tarefas sem estarem a ser supervisionadas. Sentir que “são crescidos“.
Para os pais alemães, isto significa educar as crianças para comportamentos responsáveis. Quanto maior a confiança e a liberdade, maior a responsabilidade exigida aos mais novos.
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