Método BLW (Baby-led Weaning) é uma nova forma de introdução dos alimentos sólidos na alimentação dos bebés a partir dos 6 meses de vida.
Criado pela britânica Gill Rapley, o bebé é incentivado a levar ele próprio os alimentos à boca, em vez de ser alimentado com alimentos triturados com a ajuda de uma colher, pelos pais ou outros cuidadores.
Método BLW (Baby-Led Weaning)
Levar o bebé a participar na refeição, mesmo quando ele ainda é um principiante, é o grande desafio deste método de introduzir os novos alimentos na dieta do bebé após os 6 meses de vida.
A estratégia? Oferecer ao bebé comida boa e saudável, sem cortar os alimentos de forma sorridente para a tornar mais apelativa ou disfarçar o sabor dos vegetais em purés que os pais oferecem à colher.
Ter um novo bebé, que inicia a fase da diversificação alimentar, também pode ser uma excelente oportunidade para alterar hábitos alimentares familiares menos saudáveis.
Saber preparar e cozinhar refeições simples e nutritivas, para que o o bebé se possa juntar à mesa das refeições com a família, traz benefícios para todos, elimina o stress e torna as refeições mais simples.
O baby-led weaning (BLW) baseia-se na forma como os bebés se desenvolvem e nas capacidades que surgem naturalmente durante o seu primeiro ano de vida. Segundo as recomendações do Departamento de Saúde do Reino Unido e da Organização Mundial da Saúde, por volta dos 6 meses de idade, os bebés devem começar a consumir alimentos sólidos.
O que é o método BLW (Baby-led Weaning)?
No livro “Os bebés sabem comer sozinhos”, a autora Gill Rapley explica “Comer com o seu bebé – ao mesmo tempo, na mesma mesa e partilhando os mesmos alimentos – está no cerne do baby-led weaning.”
A introdução de alimentos sólidos na dieta do bebé é muito mais do que a satisfação imediata da necessidade de fornecer energia e nutrientes para crescer. Os novos alimentos são parte do desenvolvimento natural do bebé, dando-lhe a oportunidade de aprender novas habilidades e ficar mais confiante.
Assim, segundo a autora, as primeiras experiências do bebé com alimentos sólidos não será a tradicional “comida para bebés”, de purés ou de alimentação com recurso a colher mas o bebé alimentar-se de forma autónoma, explorando e apreciando refeições saudáveis em família.
O bebé não precisa de ser alimentado pelos pais ou cuidadores à colher. Em vez disso, ele agarra os pedaços dos alimentos, cheira-os, prova-os e aprende a comê-los a seu ritmo.
O método BLW pretende:
- Ser uma abordagem diferente da convencional pela qual se inicia a introdução dos alimentos sólidos com papas e purés – oferecidos à colher – e, só por volta dos 12 meses, se envolve o bebé nas refeições da família;
- Facilitar a introdução dos alimentos sólidos desde o primeiro momento em que o bebé está pronto para os comer;
- Incentivar o bebé a tornar-se confiante e feliz à hora das refeições;
- Incentivar o bebé a desfrutar de comida boa e nutritiva enquanto cresce;
- Ser uma oportunidade para criar refeições simples, nutritivas e saborosas para toda a família;
- Proporcionar novas experiências ao bebé através dos alimentos porque terá oportunidade de agarrar pedaços de comida, cheirá-los, prova-los e aprender a comê-los.
Para além destes objetivos, o método BLW preconiza que dar alimentos para comer aos bebés, a partir dos 6 meses, os ajuda a desenvolver a capacidade de mastigação ao praticarem-na com comida que realmente precisa de ser mastigada.
Porque motivo é desnecessária alimentação à colher segundo o método BLW?
Hoje em dia, é um dado adquirido que o leite materno é o alimento por excelência do bebé até aos 6 meses de vida. O leite materno é riquíssimo e fornece ao bebé todos os nutrientes e água necessários.
Aos 6 meses, o bebé já desenvolveu as capacidades necessárias para se alimentar de forma autónoma, não necessitando de ser alimentado com uma colher por uma terceira pessoa.
Com 6 meses, a maior parte dos bebés gostam de pegar na comida com as mãos e de se alimentar sozinhos. A comida também é uma forma de explorar com as mãos e com a boca.
O método BLW é adequado para todos os bebés?
Alguns bebés têm problemas de saúde ou de desenvolvimento que os impede de pegar nos alimentos ou de os mastigar. Nesses casos, o bebé precisa de ser alimentado à colher por outra pessoa já que não é capaz de o fazer pelos seus próprios meios, com autonomia.
Ainda assim, desde que seja seguro, a autora defende ser uma boa ideia incentivar o bebé a manipular os alimentos para o ajudar a desenvolver algumas capacidades nas quais tem dificuldade.
Se tem alguma dúvida sobre a saúde geral ou o desenvolvimento do seu filho, consulte um medico ou um nutricionista antes de começar a oferecer alimentos sólidos.
Bibliografia: “Os bebés sabem comer sozinhos” com o título original “The Baby-led Weaning Cookbook” de Gill Rapley e Tracey Murkett. Matéria-Prima Edições, 2017.