Marcos psicológicos e emocionais da criança. Na primeira infância, todos os fatores do desenvolvimento se conjugam na criação da personalidade e afetos da criança.
Um dos primeiros desejos dos pais é ver o seu filho a interagir com eles. A responder com um sorriso aos seus sorrisos, a saberem comunicar para que possam interpretar os seus sinais e reconhecer as suas necessidades.
O afeto entre a mãe e o seu bebé inicia-se muito antes do nascimento. Afinal, a mãe concebe e gera um bebé que se torna parte de si própria durante 9 meses. A forma como vive as emoções durante a gravidez e como expressa o seu afeto ao bebé recém-nascido, são elementos que irão condicionar e ajudar a formar a sua personalidade para a vida.
Os marcos descritos são guias para a avaliação do desenvolvimento. É normal que o seu bebé esteja atrasado ou adiantado ou que “salte” alguns marcos. Se está preocupada com o ritmo do desenvolvimento do seu filho, converse com o pediatra.
Marcos psicológicos e emocionais
Pré-leitura – entre os 12 e os 36 meses
A maioria das crianças gostam de ter um momento de leitura na hora de ir dormir. É uma oportunidade para se aconchegar com a mãe ou o pai, ver imagens coloridas e ouvir sons diferentes.
Mais do que um acolhedor momento entre mãe e filho é um incentivo à leitura para quando o seu filho for mais crescido.
Para o ajudar, leia-lhe em voz alta, deixe-o participar durante a leitura fazendo-lhe perguntas e deixe-o brincar com os seus livros para que se familiarize com eles.
Tornar-se mais independente – entre os 18 e os 36 meses
A maioria dos bebés não se veêm como entidades separadas dos seus pais, especialmente das mães. Quando eles ganham consciência de que são indivíduos, começam a ganhar mais independência e a querer fazer mais atividades ou tarefas sozinhos.
Ajude-o, permitindo que tenha tempo para si e para fazer as coisas por si, como vestir o casaco sozinho, por exemplo. Atribua-lhe pequenas tarefas, mesmo que seja a dar-lhe uma ajuda a limpar o pó ou a mexer a massa de um bolo.
E, sobretudo, seja paciente. Lembre-se que nas primeiras vezes ele vai vestir o casaco mal ou demorar mais tempo do que o desejado, mas é o processo dele, não interfira.
Emprego de frases simples – entre os 18 e os 24 meses
Desde que o seu filho emitiu os primeiros sons que está a trabalhar para conseguir usar frases simples. Combinando gestos, sons isolados e palavras, ele pode agora falar em simples frases de duas palavras.
Naturalmente que não vai conseguir ter uma conversa com ele de um dia para o outro. Ajude-o sendo paciente. Não termine as suas frases para não o fazer sentir-se frustrado. Dê-lhe oportunidades para falar, especialmente se houver crianças mais velhas em casa, incentive-o e mantenha-o motivado.
Desenvolvimento da empatia – a partir dos 24 meses
É a partir dos 2 anos de idade que as crianças começas a fazer as primeiras ligações ente os seus próprios sentimentos e comportamento e os das outras pessoas. Esta é a base para interagir com os outros e amizades de construção.
Para ajudar o seu filho a desenvolver empatia não tente corrigi-lo quando ele se sente mal, mas ajude-o a aprender a lidar com as suas emoções.
Tenha em atenção as suas próprias emoções e não tenha vergonha de lhe dizer quando se sente triste ou dececionada, mostrando que é capaz de lidar com os seus próprios sentimentos e incentivando-o a fazer o mesmo.