Dieta da mãe e cólicas do bebé. As cólicas são um problema frequente no bebé e um motivo de preocupação para os pais que questionam muitas vezes qual o papel da alimentação da mãe nas cólicas e o que podem fazer para as minimizar.
As cólicas caracterizam-se por episódios de choro inconsolável e estado de grande agitação por mais de 3 horas por dia, por mais de 3 dias por semana e por mais de 3 semanas (a regra dos 3). Quando isto acontece, o bebé deve ser visto pelo pediatra para que sejam diagnosticadas as causas.
Dieta da mãe e cólicas do bebé
Porque é que o bebé tem cólicas?
Os bebés ainda têm o seu aparelho digestivo imaturo, estando o seu sistema gastrointestinal a aprender a trabalhar por si só. Adicionalmente a sua própria flora intestinal também ainda não está completamente desenvolvida.
Assim, a digestão é um processo ainda em desenvolvimento e que ocorre de forma diferente à das crianças mais velhas e dos adultos, sendo por isso normal que cause cólicas e também dor (para saber mais sobre as cólicas no bebé).
A alimentação da mãe pode provocar cólicas ao bebé?
Pode, ainda que não exista uma regra ou uma recomendação geral para evitar determinados alimentos tendo em vista a prevenção das cólicas.
Aliás, os únicos “alimentos” que se aconselha que não façam, de todo, parte da rotina das mães são o álcool e outras substâncias estimulantes, não pelas cólicas, mas pelos efeitos no desenvolvimento do bebé.
Assim, é necessário avaliar cada caso individualmente porque cada bebé pode reagir de forma diferente ao mesmo alimento.
Como tal, e salvo indicação médica, não existe recomendação para que a mãe evite vegetais como as couves, por exemplo, ou leguminosas, como o feijão, o grão e a fava, que são os alimentos geralmente mais sacrificados.
Estes alimentos fazem parte de uma alimentação saudável, que é a que pretende que a mulher que amamenta tenha. Se notar alguma relação entre o seu consumo de leguminosas ou hortaliças e as cólicas no seu bebé aconselhe-se com o seu médico ou nutricionista.
O que fazer para evitar as cólicas?
Um dos motivos mais comuns para o bebé ter cólicas é a velocidade com que mama, fazendo com que ingira muito leite de uma só vez e também que engula muito ar. Assim é importante que tente acalmá-lo para diminuir a voracidade com que mama.
A mãe poderá também, no caso dos biberões, verificar o estado da tetina. Se esta estiver muito aberta significa que o bebé está a ingerir um fluxo de leite e de ar maior do que seria desejável.
A posição do bebé enquanto mama também é importante, pois condiciona a quantidade de ar que este engole.
Se o bebé tiver o nariz tapado enquanto mama tende a engolir mais ar (é importante que se adopte uma posição correta para amamentar, garantindo que o bebé tem o nariz desimpedido e que não existem secreções).