Importância da sesta no bem-estar e desenvolvimento infantil. Durante o período pré-escolar a maior parte das crianças precisa de um ciclo de sono bifásico (sono noturno + sesta). A partir dos 4/5 anos de idade algumas crianças começam a transição para o ciclo de sono monofásico (só sono noturno).
Não existem recomendações claras que estabeleçam quando é que uma criança deixa de precisar da sesta ou de quanto tempo esta deve durar, embora a maioria das crianças continue a necessitar de realizar a sesta até aos 5/6 anos de idade para permitir o pleno desenvolvimento da sua saúde e bem-estar.
Importância da sesta
Vantagens das sestas
Existe clara evidência científica de que dormir com qualidade e no número de horas recomendado, numa base regular, está associado a melhores resultados na saúde, nomeadamente a nível da atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida e saúde mental e física.
Além das consequências sobre o neurodesenvolvimento e o comportamento, os distúrbios do sono na infância têm sido associados à ocorrência de patologia orgânica do foro cardiovascular, imunológico, do metabolismo da glicose e da função endócrina, nomeadamente com risco aumentado de excesso ponderal / obesidade e de hipertensão arterial.
As sestas, nas crianças em idade pré-escolar, favorecem a aprendizagem na medida em que facilitam a memorização adquirida precocemente durante o dia quando comparadas com intervalos equivalentes em vigília. Este benefício da sesta é maior nas crianças que fazem a sesta de uma forma habitual apesar da idade.
Até que idade fazer a sesta?
Como entre os adultos, existem “grandes” e “pequenos” dormidores. Algumas crianças aos 4 anos de idade despertam em plena forma depois de dormirem apenas 10 horas e não conseguem fazer a sesta, enquanto outras têm dificuldade em acordar após 11 horas de sono noturno e necessitam de uma sesta de 1 a 2 horas no início da tarde.
Podem ser indicadores que a criança está já pronta para um único ciclo diário de sono à noite quando:
- Há resistência prolongada na hora de adormecer à noite porque não está cansada;
- Apresenta despertares noturnos ou acorda muito mais cedo de manhã em comparação com a rotina prévia;
- Incapacidade em adormecer durante o período inicial de 30 a 40 minutos de sesta;
- Tem a capacidade de passar todo o dia acordada com preservação da atenção, humor e atividade sem necessidade de ter uma sesta.
Embora o sono insuficiente esteja ligado a uma variedade de problemas comportamentais, de atenção e cognitivos, nem todas as crianças têm as mesmas alterações em resultado da perda de sono ou em associação a um sono mais curto.
A variabilidade individual na necessidade do sono é influenciada por fatores genéticos, comportamentais, médicos e ambientais.
Recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria
A sesta na creche
Crianças com menos de 24 meses de idade (<2 anos)
- Plano individualizado adaptado à criança – número, horário e duração das sestas;
- Duração do sono diurno – 2 a 3 horas (repartida entre 1 a 3 sestas).
Nesta faixa etária a criança cumpre, em norma, dois períodos de sono diurno: de manhã e à tarde. Entre os 15 a 30 meses de idade suspende espontaneamente a sesta da manhã.
Crianças entre os 24-36 meses de idade (2 a 3 anos)
- Uma única sesta, de preferência no início da tarde;
- Duração da sesta de aproximadamente 2 horas;
- A criança poderá ser despertada após este período.
A sesta na idade pré-escolar / infantário
Crianças entre os 3-5/6 anos de idade
- Uma única sesta, de preferência no início da tarde;
- Duração da sesta ≤ 90 minutos;
- A criança poderá ser despertada após este período.
Após os 4 anos nem todas as crianças necessitam de realizar a sesta de forma regular, pelo que a família e a educadora de infância deverão avaliar, em conjunto, a necessidade da sua prática em cada criança.
Nos casos em que se decida pela não realização regular de sesta, esta deverá ser facilitada e incentivada no período do início da tarde sempre que a criança evidencie sinais de sonolência ou cansaço.
Bibliografia: Recomendações SPS-SPP: Prática da Sesta da Criança nas Creches e Infantários, Públicos e Privados. Data: 1ª versão: setembro 2016 / versão publicada: 1 de junho de 2017