Exercícios para fortalecer o bebé? Mas como assim? Sim, leu bem.
Embora lhe possa parecer que o seu bebé passa o dia todo em franco sedentarismo, não poderia estar mais enganado. Na verdade, o bebé passa as suas horas despertas em bastante movimento. Quando, logo nos primeiros tempos de vida, se contorce durante a muda da fralda, dá pontapés no ar, mexe os braços, são tudo exercícios que o bebé faz.
E estes são exercícios que fortalecem o bebé e que o preparam para poder segurar a cabeça, rolar, sentar-se, gatinhar e começar a andar.
Portanto, os pais podem ajudar nesse progressivo fortalecimento dos músculos do seu bebé. Podem exercitar o bebé durante os momentos de brincadeira, por exemplo. Mas porquê? É simples. Os benefícios dos exercícios para fortalecer o bebé são vários:
- Desenvolvimento e fortalecimento motor (como vimos acima)
- Promovem uma boa noite de sono
- Tornam o bebé mais feliz
- Combatem a ansiedade, ficando o bebé mais tranquilo
- Aliviam o desconforto das cólicas (dependendo do exercício)
Vamos então ver a nossa sugestão de 4 exercícios para fortalecer o bebé.
Exercícios para fortalecer o bebé
1. Brincar de barriga para baixo
Desenvolver os músculos do pescoço, ombros, braços e abdominais.
Nos primeiros tempos de vida, o bebé passa muito tempo de costas. Se o puser de barriga para baixo, estará a ajudá-lo a fortalecer os músculos do pescoço, braços, ombros, costas e estômago. Segundo a Academia Americana de Pediatria, estes períodos de barriga para baixo supervisionados são muito importantes. Pode começar logo quando o bebé tem apenas uns dias. Faça-o todos os dias, começando com breves minutos.
Quando coloca o bebé de barriga para baixo, pode imitá-lo e fazer o mesmo. Assim, estará a acompanhar o bebé. Durante esses momentos, pode aproveitar para cantar, conversar com ele, fazer caretas, estimular a sua visão e tato apresentando-lhe objetos, etc. Envolva o bebé em várias atividades para que este período de barriga para baixo seja agradável.
À medida que a força do bebé aumenta, provavelmente vai começando a gostar desta posição. Pode então ir aumentando gradualmente o período de barriga para baixo até aos 20 minutos diários, ou mais. Continue com este exercício mesmo após o bebé conseguir rolar sozinho.
2. Abdominais
Aumentar a flexibilidade dos músculos abdominais e estimular o equilíbrio do pescoço e da cabeça.
Após a 6º semana de vida do bebé, poderá puxá-lo para que ele fique numa posição sentada. Esta é outra boa forma de fortalecer os músculos dos ombros, barriga, braços e costas. Ao puxar o bebé para se sentar, estará a fazer com que este trabalhe naturalmente os músculos abdominais e tente manter a cabeça alinhada com o corpo. Além de ajudar a fortalecer os músculos, promove o equilíbrio no bebé.
Com o bebé deitado de costas, seguro nos seus antebraços e puxe-o suavemente para si. Contudo, se o bebé for ainda demasiado pequeno para suportar a própria cabeça, em vez de o puxar pelos antebraços, coloque os seus braços atrás dos ombros do bebé, enquanto mantém as mãos atrás da cabeça para evitar que descaia.
Mas atenção, não é para sentar o bebé logo desde o início. Nos primeiros tempos pode começar por puxar o bebé entre cerca de 2 a 5 cm. Só à medida que o bebé vai crescendo pode gradualmente aumentar a distância, até eventualmente o conseguir sentar totalmente.
Este exercício é muito divertido para o seu bebé pois estará a aproximá-lo do seu rosto. Pode dar-lhe um beijinho sempre que chegue próximo do seu rosto e o bebé vai adorar.
3. Ciclismo
Trabalhar a força muscular das pernas, ancas, joelhos e abdominais. Este exercício ajuda também a aliviar os sintomas das cólicas.
Este exercício consiste basicamente em trocar as pernas do seu bebé, como se estivesse a andar de bicicleta. Além de fortalecer os músculos das pernas, ancas, joelhos e abdominais, pode ajudar a soltar os gases que causam tanto desconforto ao bebé. Este exercício ajuda ainda a aumentar a flexibilidade do bebé.
Coloque o bebé de costas e mova as pernas dele para cima e para fora, como se ele estivesse a andar de uma bicicleta. Repita este movimento três a cinco vezes, faça uma pausa e e depois volte a fazer mais. Sorria, cante, faça caretas e sons diversos, enquanto faz este movimento. Pode parar assim que o bebé deixe de mostrar interesse pelo exercício.
4. Levantamento de pesos
Melhorar a coordenação motora, a coordenação entre mão e o olho e ajudar a desenvolver a força muscular dos ombros, braços e mãos.
Pegar em objetos é uma ótima forma de o bebé desenvolver a sua capacidade de agarrar, de coordenação entre a mão e o olho e de fortalecer os músculos dos ombros, braços e mãos.
O bebé começa a agarrar objetos cerca dos três a quatro meses de idade. Para exercitar o bebé use chocalhos, brinquedos pequenos e outros objetos de diferentes tamanhos e formas. Sente o bebé na cadeira da papa, por exemplo, e coloque uma pequena variedade de objetos ao seu alcance. Incentive-o a levantar um a um, cada objeto, verificando-o e pousando-o novamente. No início poderá ter que mostrar ao bebé como se processa este exercício. Irá motivar o bebé para o exercício se escolher objetos com sons e luzes, por exemplo.