A catapora (ou varicela) é uma doença infeto-contagiosa provocada pelo vírus zoster da varicela. Muito contagiosa, a doença pode espalhar-se facilmente em meios fechados, como nas creches e escolas. Saiba o que é a catapora, conheça os sintomas iniciais da infeção, como é realizado o diagnóstico e tratamento.
Catapora (ou varicela)
O que é a catapora?
A catapora é uma infeção comum da infância e afeta normalmente crianças com idade inferior a 10 anos. A catapora é uma infeção mais comum no final do inverno e na primavera.
Período de incubação da catapora
O período de incubação varia de 2 a 3 semanas (7 a 21 dias). Este é o tempo que decorre entre a infeção pelo vírus e o aparecimento das primeiras bolhas vermelhas que provocam comichão.
Período de contágio da catapora
A catapora é uma doença altamente contagiosa a partir do dia anterior ao aparecimento das borbulhas até as bolhas formarem crostas. A doença é particularmente contagiosa quando as bolhas têm líquido.
O contágio faz-se de pessoa para pessoa, principalmente através das secreções respiratórias, como gotas de saliva quando e espirro, ou pelo contacto direto com o líquido das bolhas.
Durante este período de tempo, a criança não deve ir para a creche / escola e o contacto com outros membros da família deve ser mínimo para evitar o contágio.
Sintomas inicias da catapora
Quando a criança é infetada por catapora, os sintomas iniciais são febre baixa e aparecimento de bolhas na parte lateral da barriga. No segundo dia, as bolhas espalham-se para outras regiões do corpo, afetando o rosto, couro cabeludo, tronco, pernas e braços, zona genital e mesmo o interior da boca.
Outros sintomas precoces da doença são a perda de apetite, cansaço e vontade de aconchego e sossego. A criança pode ficar mais quieta e sem vontade de brincar.
Nos bebés mais pequenos, com menos de 1 ano de idade, os sintomas da catapora são mais leves, podendo resumir-se à presença de bolhas na pele. Isto deve-se ao facto de os bebés ainda estarem protegidos pelos anticorpos maternos transmitidos durante a gravidez.
Sintomas da catapora
- Erupção cutânea pruriginosa e irritante que causa muita comichão e desconforto;
- Tosse;
- Respiração acelerada;
- Sonolência;
- Febre persistente ou dores de cabeça que iniciam algumas horas antes do aparecimento das borbulhas;
- Bolhas na boca.
Diagnóstico da catapora
Perante algum dos sintomas acima descritos, a criança deve ser observada pelo médico de família ou pelo pediatra. Nunca dê medicamentos à criança sem prévia observação médica.
O diagnóstico da doença será realizado com base nos sintomas apresentados pela criança e pelas lesões na pele. Se necessário, o médico poderá solicitar análises ao sangue para confirmar o diagnóstico da infeção.
Tratamento da catapora
O tratamento da catapora é realizado em casa. Poderá ser receitado antibiótico e, no caso de a criança sofre de eczema, um antivírico para reduzir o risco de complicações. O médico também poderá prescrever um medicamento para baixar a febre.
É muito importante tratar a pele para minimizar o desconforto e a tendência natural para coçar as borbulhas o que pode deixar marcas permanentes.
Após 7 a 10 dias de tratamento, a criança começa a sentir-se melhor.
Depois do tratamento, o vírus é erradicado do organismo?
Depois de um ataque de catapora, o seu filho ficará imune a esta doença. Contudo, depois de infetado, o vírus fica em estágio de latência (como que adormecido) no organismo por toda a vida.
No entanto, depois de o organismo ser atacado por este vírus, permanece adormecido nas células nervosas e pode vir a causar zona ou o herpes zoster na idade adulta, o que não é mais do que uma reativação do vírus.
Manter a criança confortável
A comichão associada à doença pode causar grande desconforto e deixar a criança irritada, sem vontade de brincar e abatida. Por outro lado, se coçar as bolhas, agrava o problema e o desconforto na pele.
Para ajudar a reduzir o desconforto, experimente:
- Da um banho de água morna sempre que os sintomas se agravarem (pode dar mais do que um banho por dia se isso ajudar com um produto neutro ou apenas com água);
- Cortar as unhas da criança (e limar as pontas), para evitar feridas na pele quando se coça;
- Não oferecer alimentos quentes ou salgados, especialmente em casos de catapora na boca, porque aumentam a irritação das mucosas;
- Fazer companhia, tentar distrair a criança e dar muitos miminhos.
O banho de permanganato de potássio é utilizado popularmente para diminuir a comichão provocada pelas bolhas e ajudar a cicatrizar as feridas. No entanto, o uso desta substância no banho é desaconselhada por médicos e pediatras porque, quando mal dissolvida na água do banho, pode provocar queimaduras e infeções secundárias na pele do bebé e da criança.
Esta informação não substitui a observação e as indicações do pediatra que deve ser consultado sempre que observar algum sintoma no seu filho que sugira que não está bem de saúde.