Quando começa o bebé a ver? Aprender a ver é um processo complexo que implica o desenvolvimento e coordenação de muitas áreas do cérebro. Quando nasce, o bebé ainda não vê como um adulto. Comparada à visão de um adulto, o recém-nascido tem uma capacidade de visão de 20/600. Só entre os quatro e os seis anos de idade é que a acuidade visual de uma criança se equipara à de um adulto.
Quando começa o bebé a ver?
A visão é o sentido menos desenvolvido à nascença. Ao nascer, a visão ainda não está completamente desenvolvida e o bebé só consegue ver a curta distância (como a que vai do rosto da mãe ao peito).
O amadurecimento da visão, à semelhança de outros aspetos do desenvolvimento, dá-se por através da interação de genes e experiência. A estimulação visual dos bebés é uma aspeto fundamental do seu desenvolvimento. Não só para o desenvolvimento da acuidade visual mas, também, para o amadurecimento das várias áreas cerebrais envolvidas no desenvolvimento de outras competências, como as motoras ou linguagem.
Quando começa o bebé a ver?
O desenvolvimento da visão
O desenvolvimento da visão implica o desenvolvimento do processamento do movimento e do espaço e que corresponde ao “onde” e a avaliação das propriedades dos objetos como forma, cor e padrão e que corresponde ao “o quê”.
À nascença as áreas corticais, que processam a informação do “onde” e “o quê” são ainda imaturas. Isto faz com que os bebés não vejam o que os adultos vêem.
A partir do segundo mês de vida, o córtex visual começa a amadurecer mas os bebés ainda são incapazes de de desviarem o olhar de algo que lhes chamou a atenção. O olhar do bebé parece fixo e, por vezes, fica assim por longos minutos.
Nos primeiros três meses, os bebés também têm dificuldade em focar os olhos em objetos distantes. O seu campo de visão vai até aos 15 a 80 centímetros pelo que olham para o que está mais perto de si, como o rosto dos pais quando lhe pegam ao colo.
Quando começa o bebé a ver a cores?
A capacidade de ver a cores está quase sempre ausente nos recém-nascidos tal como a perceção de profundidade. Mas, com 4 meses de idade, os bebés já conseguem ver as cores tão bem como os adultos.
Aos três meses, os bebés ainda têm dificuldade em distinguir as várias tonalidades das cores e o mundo parece-lhes um local enevoado. Esta característica faz com que os brinquedos mais populares para os bebés pequenos tenham padrões a preto e branco (alto contraste).
Sempre que o bebé olha alguns segundos para um boneco ou para um objeto, o seu cérebro está a ser estimulado a estabelecer novas ligações neurológicas. Por isso, é tão importante que sejam estimulados desde o nascimento e, muito particularmente, no primeiro ano de vida, fase essencial para o seu desenvolvimento cerebral.
Preferência por rostos humanos
Os recém-nascidos parecem ter uma preferência pelos rostos humanos. Só a partir dos 4 – 5 meses, os bebés começam a processar os rostos de modo diverso dos outros objetos.
Quando começa o bebé a ver como os adultos?
Por volta dos 8 meses de idade, a visão do bebé é praticamente perfeita. Se estiver preocupada com algum sintoma que possa sugerir alguma dificuldade de visão, contacte o seu médico / pediatra.
Escala de avaliação do desenvolvimento
A avaliação do desenvolvimento infantil é um processo concebido para aumentar o conhecimento e a compreensão das capacidades e competências da criança. A utilização de escalas de avaliação permite observar possíveis alterações ou variações que podem sugerir ou confirmar a presença de risco de atraso de desenvolvimento, identificar as capacidades e competências específicas de uma criança e determinar estratégias de intervenção apropriadas.
A escala de Mary Sheridan resultou de vários anos de investigação no Reino Unido permitindo identificar o nível de desenvolvimento das crianças em várias áreas de competência. Esta escala é utilizada pelos profissionais de saúde do nascimento aos 5 anos de idade.
Marcos do desenvolvimento da visão pela escala de Mary Sheridan
- Bebé de 4 – 6 semanas: segue uma bola pendente a 20-25 cm em ¼ de círculo (do lado até à linha média);
- Bebé de 3 meses: segue uma bola pendente ½ círculo e horizontal e apresenta convergência ocular;
- Bebé de 4 meses: apresenta boa convergência ocular;
- Bebé de 9 meses: procura o objeto que caiu ao chão;
- Bebé de 12 meses: procura um objeto escondido; tem interesse visual para perto e longe;
- Criança de 18 meses: olha um livro de bonecos;
- Criança de 2 anos: gosta de ver livros;
- Criança de 3 anos: combina duas cores geralmente o vermelho e o amarelo (confunde o azul e verde);
- Criança de 4 anos: combina e nomeia quatro cores básicas;
- Criança de 5 anos: nomeia quatro cores.