A caxumba, também designada como papeira ou parotidite epidémica, é uma doença provocada por um vírus e que pode ser prevenida pela vacinação. No Programa Nacional de Vacinação está prevista a vacina em idade pré-escolar, aos 5 anos – Vacinação contra o Sarampo, Parotidite epidémica e Rubéola (VASPR).
Caxumba, papeira ou parotidite epidémica
O que é?
A caxumba é uma doença provocada pelo vírus da papeira, da família Paramixovírus que pode ocorrer em qualquer altura do ano. Provoca a inflamação das glândulas parótidas (parotidite) resultando em inchaço e dor na zona por baixo das orelhas. Geralmente, atinge os dois lados do rosto. A recuperação pode demorar entre 1 a 2 semanas.
Formas de transmissão
A caxumba é uma doença altamente contagiosa e, por isso, exige particular atenção aos sintomas nos casos em que o bebé ou a criança frequentam a creche, o jardim infantil ou a escola. O período de incubação é de duas ou três semanas.
A transmissão faz-se por via respiratória, através da tosse, espirros ou gotículas de saliva. O período de contágio ocorre desde 6 dias antes até 9 dias depois do aparecimento do inchaço das glândulas – especialmente, nos dois dias anteriores ao aparecimento do inchaço.
A melhor formar de prevenir a caxumba é a vacinação.
Sintomas
- Febre;
- Dores de cabeça (cefaleias);
- Glândulas salivares dolorosamente inchadas.
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico e a confirmação feita por exame laboratorial. A criança não precisa de estar em jejum para realizar os exames.
Tratamento
Não existe um remédio específico para o tratamento, sendo este limitado a repouso, isolamento e controlo dos sintomas e do mal-estar que provocam na criança como a dor e a febre, com paracetamol ou ibuprofeno. Contudo, a criança deve ser observada por um médico antes de tomar qualquer tipo de medicação.
Para além do conforto da criança, é aconselhado desinfetar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta.
Em casos muito raros podem ocorrer complicações como inflamações de outras glândulas do corpo, como testículos (causando infertilidade) e pode ainda degenerar em meningite e inchaço cerebral.
A criança pode ir para o infantário ou para a escola?
Não, enquanto durar o período de contágio porque pode passar o vírus às outras crianças. Por norma, a criança não deve ir para a creche ou para a escola até nove dias depois do aparecimento do inchaço das glândulas.
Prevenção
Se tem alguém doente em casa, é importante que sejam tomadas algumas medidas de prevenção para evitar a contaminação dos outros membros da família.
- Restringir o contato com a pessoa contaminada;
- Lavar e desinfetar as mãos (com álcool ou gel desinfetante);
- Tomar a vacina;
- Evitar o contacto com objetos que possam estar contaminados com o vírus como roupa da cama ou outros objetos utilizados pela pessoa doente;
- A caxumba tem efeitos nefastos na gravidez sendo uma das causas de aborto espontâneo. Se nunca foi contaminada, ou se não tem a certeza se foi ou não, deve ser vacinada antes de engravidar;
- Não automedicar a criança ou qualquer outra pessoa que apresente sintomas da doença e ir a uma urgência hospitalar explicando as suspeitas para isolamento;
- Manter o repouso e não levar a criança para a creche / escola até os sintomas desaparecerem por completo.
O conteúdo desta página é meramente informativo e educativo, e não foi elaborado para substituir ou modificar as prescrições ou indicações do seu médico ou outro profissional de saúde.