Os utensílios de cozinha revestimento antiaderente são, hoje em dia, muito falados e recomendados. Mas a sua utilização leva também a uma dúvida nas mamãs: será que este revestimento pode ser perigoso para o bebé? Saiba a resposta neste artigo.
Revestimento antiaderente
O revestimento antiaderente é perigoso para o bebé?
Se estiver em boas condições, não. Se as panelas e frigideiras forem de boa qualidade e o revestimento estiver intacto, não existe risco para o bebé pois não ocorre a contaminação dos alimentos com o alumínio.
Note que para além de não existir risco, estas panelas têm um benefício claro na confeção de pratos mais saudáveis tendo em conta que permitem cozinhar sem a adição de gordura.
Assim, são uma mais-valia para a alimentação do seu bebé e permitem também diversificar mais os pratos que oferece. Por exemplo, no decorrer da diversificação alimentar, permitem que o bebé consiga comer uma panqueca de aveia saudável ou um ovo mexido sem gordura (quando permitido).
Quais os cuidados a ter com o revestimento antiaderente?
Se o revestimento antiaderente se encontrar danificado ou parcialmente removido, deve substituir de imediato essa panela ou frigideira.
Quando o revestimento se danifica deixa de exercer o seu efeito: evitar que os alimentos se agarrem à superfície do utensílio e evitar a contaminação dos alimentos com o alumínio da panela.
Adicionalmente, a evaporação do teflon (revestimento) quando se começa a desintegrar é também prejudicial para o ambiente da sua casa, e para o ambiente em geral, já que origina gases CFC.
Para evitar a degradação do revestimento antiaderente:
- Não use talheres de metal nas panelas antiaderentes;
- Prefira uma esponja da louça pouco abrasiva (não raspe a panela durante a lavagem);
- Não deixe a panela / frigideira muito tempo a aquecer sem ter qualquer alimento dentro, isto vai fazer com que comece a queimar e a degradar o revestimento;
- Não deixe que os alimentos queimem enquanto estão a cozinhar (contribui para a degradação das panelas ou frigideiras);
- Evitar grandes choques térmicos para a panela, ou seja, não lavar com água fria logo depois de acabar de cozinhar e enquanto a panela estiver muito quente;
- Preferir cozinhados em lume médio ou baixo.