O fim do período de férias é uma fase de grandes alterações da rotina que, muitas vezes, leva os pais a perguntar como podem ajudar a criança a retomar o ritmo escolar. Neste artigo, deixamos-lhe algumas sugestões.
Como ajudar a criança a retomar o ritmo escolar?
Depois de dias de brincadeira, a retoma escolar, os colegas, o regresso, os professores, provocam na criança um turbilhão de sentimentos, motivado pelas expectativas desta nova etapa que se aproxima.
É certo que a estabilidade é um dos fatores que mais influencia o desenvolvimento saudável da criança. Assim, uma alteração brusca pode criar instabilidade, proporcionando um terreno aberto para que deste turbilhão de sentimentos surja a ansiedade e os tão tradicionais medos.
Dicas para ajudar a criança a retomar o ritmo escolar
1. Converse
Conversar com a criança devia ser feito sempre que possível e não apenas em fases de transição. No entanto, nestes momentos torna-se particularmente importante proporcionar uma abertura para que esta tenha oportunidade de se exprimir sobre as suas expectativas, desejos e medos.
Ao realizar esta ação, a criança deixará de se sentir sozinha na sua “luta” e os sentimentos de insegurança e dúvida diminuirão.
2. Ajuste os horários gradualmente
Se a criança estava habituada nas férias a deitar-se tarde e levantar tarde também, é importante que gradualmente comece a realizar os ajustes a esse horário nas semanas anteriores até chegar ao horário pretendido.
Vá substituído também a brincadeira por atividades pedagógicas e de introdução ao ritmo escolar para que o choque não seja tão grande.
3. Visite a escola
Visitar a escola é uma boa ideia antes de iniciar o ano (ou período) escolar. É importante que tenha em consideração que será nesse espaço que a criança irá passar uma boa parte dos seus dias nos próximos tempos.
Por isso, fazer uma visita à escola, deixar que a criança a “conduza” mostrando a sua sala, o recreio e outros locais, fazem com que melhore a sua futura adaptação e ao mesmo tempo que desenvolva expectativas adequadas para a sua reentrada.
A escola como nova etapa do desenvolvimento
A mudança de ritmos e os momentos de instabilidade fazem parte do percurso de vida de qualquer um de nós.
Todos os momentos de vida da criança devem assim ser encarados não como um “quebra-cabeças”, mas sim como uma oportunidade.
A alteração das rotinas para a reentrada na escola pode e deve ser aproveitada para o desenvolvimento da criança, permitindo que esta crie estratégias que lhe permitam lidar positivamente com as expectativas e a ansiedade nos momentos de mudança e aos quais se irá com certeza deparar no seu percurso de vida.