O aumento de peso do bebé nos primeiros dias é uma prioridade para muitas mais: é sinal de que está a crescer e também que a amamentação está a ser bem-sucedida. Mas como é que se controla este aumento de peso? Devemos pesar o bebé antes e depois de mamar? Saiba tudo neste artigo.
Devo pesar o meu bebé antes e depois de mamar?
Porque é que algumas mães pesam o bebé antes e depois de mamar?
Pesar o bebé antes e depois de mamar é uma forma de avaliar se ele está a comer o suficiente. Isto é, algumas mães pretendem verificar se o bebé se está a alimentar bem, através do seu aumento de peso depois da mamada.
Existe algum valor que nos indique qual deve ser o peso antes e depois de mamar?
Não, não existe um valor que indique quanto é que o bebé deve engordar em cada mamada. Sabemos, sim, que todos os recém-nascidos perdem peso nos primeiros dias de vida (geralmente um pouco menos de 10%), por eliminação de água (um processo que é fisiológico, ou seja, normal).
Depois, é também normal que o bebé recupere essa perda nas duas primeiras semanas de vida, e que posteriormente, até aos 4 meses aumente cerca de 20 a 30 g por dia.
Contudo, isto são valores teóricos que, naturalmente, são influenciados por diversos fatores e o simples facto de a evolução de peso do bebé ser inferior ao previsto, não quer dizer que haja algum problema com o bebé ou com o leite da mãe.
Todos os bebés são diferentes, todos os dias são diferentes, e se o seu bebé for saudável, não deve preocupar-se em demasia com os valores do peso.
Devo pesar o meu bebé antes e depois de mamar?
Em casos normais, ou seja, na generalidade, não. Não existe necessidade de pesar o bebé a cada mamada ou até mesmo diariamente.
Ainda que o controlo do sucesso da amamentação se baseie no aumento de peso do bebé, a pesagem nas consultas de rotina e vigilância é suficiente para ir acompanhando a sua evolução.
Além disso, estas consultas permitem que o bebé seja pesado da forma correta e em condições mais ou menos semelhantes.
Em casos especiais, em que exista alguma patologia (por exemplo, gastrointestinal) ou que seja efetivamente necessário que o bebé ganhe peso, pode existir a recomendação para pesar o bebé antes e depois de mamar, ou que a pesagem também seja feita em casa com mais regularidade. Contudo, o seu médico irá sempre aconselhá-la da melhor forma e sempre que necessário.