Como apoiar o desenvolvimento do bebé é uma questão que muitos pais se colocam. Sendo certo que o tempo é escasso, como potenciar todos os momentos que passamos com os nossos filhos? E, como sabemos que o ambiente e os estímulos externos são parte integrante do desenvolvimento infantil, como criar o melhor ambiente para estimular o desenvolvimento saudável? Veja as dicas dos especialistas.
Como estimular o desenvolvimento saudável
1. Fazer uso de todos os sentidos
Os sentidos são a “porta de entrada” de todos os estímulos, base do desenvolvimento saudável. Sempre que possível, use as atividades diárias para estimular os 5 sentidos do seu bebé:
- No banho: cheiro, barulho da água, luz, massagem;
- Na hora de brincar: mostrar objetos, descrevê-lo, usar brinquedos com diferentes texturas;
- À refeição: cheira os alimentos, tocar, provar.
Como a abordagem multissensorial é a melhor forma de criar memórias no cérebro, tente explorar ao máximo as oportunidades de explorar todos os sentidos.
2. Viver aventuras fora de casa
Brincar ao ar livre tem inúmeros benefícios para as crianças:
- Mantém a mente sã;
- Combate a obesidade;
- Mantém o corpo saudável;
- Incentiva a criatividade;
- Múltiplos estímulos e oportunidades de aprendizagem;
- Observar e aprender muito com a observação da Natureza;
- As crianças desenvolvem brincadeiras diferentes das que têm em casa;
- É uma oportunidade para interagir com outras crianças e fazer amigos;
- O corpo produz a vitamina D de que necessita para dentes e ossos saudáveis.
3. Praticar exercício físico
Viver ativamente o ambiente, também é incentivar a atividade física. Jogar à bola, correr, saltar, saltar à corda, andar de baloiço e de escorrega, … desenvolve não só a parte muscular e a motricidade grossa mas, também, a inteligência.
A coordenação motora e as ações físicas proporcionam novos estímulos ao cérebro e exigem uma grande plasticidade cerebral para perceber os perigos, calcular a velocidade, medir distâncias, perceber o nível de atrito, etc..
4. Explorar e descobrir
Em casa ou no exterior, tudo é uma oportunidade de explorar. Os bebés e as crianças vivem num mundo à parte. Num mundo completamente desconhecido, onde tudo é novidade e descoberta. Onde tudo está à mão de agarrar.
Desde que dá os primeiros passos, o bebé não mais pára de procurar, de explorar, de tentar perceber como funciona o seu mundo para melhor o dominar. Mais experiências significam mais aprendizagem, melhor adaptação e um desenvolvimento saudável.
5. Criança ao comando!
Nem sempre é fácil ver a criança a sujar-se toda, a atirar comida para o chão ou a pintar paredes, … mas a verdade é que este tipo de experiências a diverte.
Para minimizar a confusão prepare-se e deixe-se envolver por este ambiente de descoberta. Tape o chão da sala ou da cozinha com um plástico que possa facilmente limpar após as refeições.
Crie um canto só para brincar. Seguro, sem objetos que se possam partir ou magoar o bebé e que possa limpar facilmente. Pinte a parede com tinta-lousa e deixe o seu filho dar asas à imaginação. Coloque um rádio a tocar as músicas preferidas do seu filho.
6. Desfrute também você das brincadeiras
Cative o seu filho para a descoberta. Se ele der mais atenção à caixa do que ao brinquedo, use a caixa. Se o bebé prefere olhar para uma carreiro de formigas no jardim em vez de brincar com a bola, acompanhe-o.
Brinque apenas pelo prazer de brincar, de partilhar. Não queria fazer de todos os momentos que passa com o seu filho um momento de aprendizagem formal. As crianças têm muito tempo para aprender como funciona o universo ou sobre história da arte.
7. Ter tempo para não fazer nada
Dar tempo à criança para não fazer nada, para se deleitar com a ausência de estímulos é igualmente importante. As crianças também precisam de pausas e de oportunidades para libertarem a imaginação e se dedicarem a atividades escolhidas por elas.
Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento?
Crescimento
Crescimento corresponde ao aumento do número e tamanho das células de todos os órgãos e sistemas.
Desenvolvimento
Desenvolvimento é a capacidade que o indivíduo vai adquirindo de realizar funções cada vez mais complexas, como sentar, andar, falar, etc..
Neste sentido, é possível haver desenvolvimento sem crescimento (por exemplo: nanismo), ou crescer sem desenvolver (por exemplo: lesões neurológicas).