Os programas culturais são, muitas vezes, percecionados pelas crianças como algo aborrecido e sem diversão, mas estão bem enganadas.
Além de fomentar a curiosidade e o espírito crítico dos mais novos, os teatros são uma excelente opção para uma tarde diferente com os seus filhos, onde podem assistir a peças com mensagens positivas e que podem fazer a diferença no seu futuro. Além disso, o gosto pelas artes e pela cultura, estimula a memória das crianças e contribui para uma mente mais ativa e criativa.
Por isso, se já explorou os teatros nacionais, e se está a planear uma viagem em família em breve, adicione os seguintes teatros à sua lista.
6 sugestões pelo mundo
Walt Disney Concert Hall, Los Angeles
O edifício do Walt Disney Concert Hall em Los Angeles impressiona pela sua graciosidade e modernidade. É uma autência obra de arte, da autoria de Frank Gehry, que lembra o famoso Museu Guggenheim de Bilbao, com a sua estrutura metálica (conta com mais de 12 mil peças de aço!). Tem uma sala filarmônica com uma acústica perfeita, o que a tornou numa referência mundial da arte e da cultura.
Teatro Colón, Argentina
O Teatro Colón é a ópera principal de Buenos Aires, na Argentina. Foi considerada pela National Geographic como uma das 10 melhores óperas do mundo e encontra-se no top 5 das melhores casas de espetáculo do mundo a nível de acústica. Uma obra-prima que vai deixar toda a família impressionada pela riqueza arquitectónia e pelos detalhes que evidenciam o luxo e a elegância do espaço.
Teatro Nacional de Praga, República Checa
O Teatro Nacional de Praga não deixa ninguém indiferente e é palco dos melhores espetáculos de ópera, teatro ou dança a nível mundial. Representa a mais importante construção em Praga do século XIX e encontra-se associado a um desejo geral de construir um teatro exclusivamente checo como um santuário cultural e que seria, mais tarde, equiparado aos mais impressionantes teatros na Europa.
Teatro Romano, Mérida
Embora os romanos não fossem muito fascinados pelo teatro, a verdade é que uma cidade de prestígio não podia deixar de contar com um edifício para atuações teatrais. Construído entre os anos 16 e 15 a.C, o Teatro Romano de Mérida, em Espanha, assemelha-se a uma pintura perfeita, com a sua bancada ao ar livre para mais de 6 mil espectadores e as suas imponentes estátuas que contam histórias. É incrível visitar o espaço e imaginar o palco repelto de movimento e animação nas bancadas.
Grand Théâtre, Genebra
É impossível pecorrer os átrios e corredores deste teatro sem olhar para os magníficos tetos, repletos de pinturas fascinantes e pormenores dourados que roubam a atenção de todos os visitantes. Inspirado na Ópera Garnier de Paris, o Grand Théâtre é o principal teatro de ópera de Genebra, na Suiça, mas também acolhe os mais reconhecidos espetáculos de música clássica, dança e ballet.
Ópera Semper, Alemanha
Construída em 1841, a Ópera Semper está classificada como uma das mais belas casas de ópera europeias. As colunas de mármore, os detalhes vivos que encontramos pelos corredores, o lustre do salão (que pesa cerca de 2 toneladas e, milagrosamente, resistiu aos bombardeamentos da II Guerra Mundial) tornam a visita a este espaço numa experiência memorável, mesmo para as crianças. E quer saber uma curiosidade? A acústica da Ópera Semper é tão perfeita que os atores e cantores nem precisam de microfones!