Uma investigação que resultou no livro “Ciganos/Roma e educação – investigação colaborativa e práticas de coprodução de conhecimento”, lançado esta sexta-feira, concluiu que as experiências escolares de alunos ciganos são semelhantes às das crianças imigrantes, no que diz respeito à discriminação.
A investigação, realizada durante o ano de 2021, e num âmbito nacional, procurou compreender as trajetórias escolares dos estudantes ciganos no ensino secundário. Além do trabalho de campo, que contou com a participação de estudantes e mediadores ciganos que iam a escolas das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, foram também realizadas entrevistas a alunos ciganos sobre as suas experiências.
Manuela Mendes, coordenadora do projeto explicou que apesar de as diferenças poderem ser muito diversificadas, o interesse da investigação estava nas diferenças culturais, raciais e étnicas. “E mesmo não havendo entre o público, e aconteceu em algumas escolas, crianças e jovens ciganos, jovens de outras origens, por exemplo, afrodescendentes, jovens brasileiros, jovens chineses, identificaram-se, em grande medida, com os testemunhos que os jovens [ciganos] que nos acompanharam apresentaram”, explicou a autora e socióloga.
A coordenadora explicou que isto aconteceu tanto em relação a aspetos positivos da experiência dos alunos ciganos, quer em relação a “aspetos ligados à discriminação em contexto escolar”, dando exemplos que crianças e jovens que só depois de sentirem condições de integração e acolhimento, revelaram que são de etnia cigana.
Manuela Mendes, investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES), recomenda que importa incluir não só os jovens, mas também as famílias e os representantes das pessoas ciganas, na definição de programas e de projetos políticos, e não apenas na área da educação.
A escola deve ser um lugar mais acolhedor para as crianças e jovens ciganos, defende o estudo, que recomenda o incentivo à participação das famílias, mediadores interculturais na escola, saúde ou trabalho e conhecimento da história ciganas, já que este grupo étnico é um dos mais afetados pela pobreza e exclusão social,
10 de novembro 2023