A sinusite é uma doença muito comum que pode ser causada por vários vírus, fungos ou por bactérias nos casos em que se prolonga por mais de 7 dias. No início, os sintomas da sinusite podem ser confundidos com os de uma vulgar constipação. Uma boa higiene do nariz ou o antibiótico (caso a infeção seja de origem bacteriana) são medidas que fazem parte do tratamento.
O muco produzido pelos seios perinasais tem uma função protetora das vias respiratórias, mantendo-as hidratadas e filtrando as impurezas do ar.
Quando se desenvolve uma sinusite, ocorre uma inflamação da mucosa nasal e os seios perinasais ficam obstruídos pela acumulação do muco, o que provoca infeção e dor. A sinusite associa-se com frequência à rinite alérgica.
Sinusite: sintomas, tratamento e prevenção
Quais as causas da sinusite?
As causas da sinusite são várias, nomeadamente:
- Alergias respiratórias (pó doméstico, ácaros, pólens, pelos dos animais);
- Poluição atmosférica (tabaco, poluição automóvel);
- Infeções que afetam as vias aérea (gripe);
- Natação;
- Frio e humidade (e, por isso, é mais frequente no outono e no inverno);
- Mudanças bruscas de pressão atmosférica (mergulho, andar de avião);
- Deficiente higiene nasal;
- Desvios do septo nasal;
- Uso excessivo de descongestionantes nasais.
Sintomas
A sinusite pode ser aguda, quando dura menos de 4 semanas, ou crónica quando os sintomas se prolongam por mais tempo. Os sintomas da sinusite podem incluir:
- Febre;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Tosse, principalmente à noite;
- Congestão nasal;
- Drenagem de muco ao longo da garganta;
- Dor ou sensação de pressão na testa, nos malares, no nariz ou entre os olhos;
- Dores de cabeça;
- Dores de garganta;
- Redução do paladar e do olfato;
- Mau hálito;
- Infeções respiratórias (sobretudo nas crianças).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da sinusite é habitualmente clínico pela análise dos sintomas: presença de secreção nasal purulenta, obstrução nasal e sensação de pressão ou dor no rosto.
Se necessário, o diagnóstico pode ser confirmado pela realização de uma radiografia para observação do estado dos seios perinasais, a eventual existência de pólipos ou desvios do septo nasal.
Como se tratar a sinusite?
O tratamento a aplicar pelo médico depende da causa da doença. De modo geral, podem ser receitados antibióticos, descongestionantes orais (a utilizar no período máximo de uma semana) e analgésicos. Para desobstruir o nariz e aumentar o conforto podem ser usados sprays nasais salinos ou soro fisiológico.
Caso a obstrução não possa ser tratada desta forma (do septo nasal), poderá ser necessária a cirurgia para correção da causa da sinusite.
Sinais de alarme
Raramente, a sinusite bacteriana pode dar origem a complicações quando a infeção se atinge os olhos ou o cérebro (meningite).
Perante sintomas como febre alta, prostração, inflamação do olho, alterações da visão ou mau estar geral, o médico deve ser avisado para correto diagnóstico e tratamento.
A sinusite pode ser prevenida?
Assoar o nariz com regularidade, lavar as mãos frequentemente e arejar os espaços da casa e da escola, não fumar nos locais frequentados pelo bebé / criança, são algumas medidas que ajudam a prevenir as doenças respiratórias.
As vacinas anuais contra a gripe pode ser aconselhada a alguns grupos de pessoas como crianças, idosos e pessoas que sofram de certas doenças crónicas ou condições de saúde particulares.
A criança só deve voltar para a escola quando não tiver febre.
Esta informação é meramente indicativa não pretendendo, em qualquer momento, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Em caso de dúvida quanto ao conteúdo de algum medicamento, procure orientação do seu médico ou farmacêutico.