Todos nós gostaríamos de puder proteger os nossos filhos de tudo. Mas infelizmente isso é algo que ainda não conseguimos. Chegou o livro que, de modo simples e delicado, vai ajudar as crianças a aprender a lidar com as perdas e com as grandes emoções e orientar os pais a compreender o que a criança está a sentir e a saber o que fazer.
O que dizer aos mais pequeninos quando morre o seu animal de estimação preferido? Ou quando tem medo de ficar sozinho? Ou perde um dos avós? Ou vai estar menos tempo com um dos pais, porque este tem que ir trabalhar para o estrangeiro, ou porque se vão separar?
É exatamente para ajudar um bebé ou uma criança pequena que passou ou está a passar por alguma adversidade na sua vida, e os seus pais, que a psicóloga Clementina Almeida lançou o livro “Pipo, o urso que não queria ficar sozinho”.
Neste livro, Pipo tem medo de ficar sozinho e pede ajuda aos seus pais. É aqui que a sua mamã lhe diz que ele nunca está sozinho, pois tem no seu coração um tesouro invisível, onde ficam guardadas todas as pessoas de que ele gosta.
O Pipo descobre que, na realidade, nunca ficamos sem aqueles que amamos, mesmo quando estamos zangados ou separados, e que o amor supera tudo.
para comprar o livro
Como ajudar as crianças a superar o medo de se separarem dos que amam?
E como ajudá-las a lidar com sentimentos como a raiva, a morte, a perda, a zanga, ou a distância?
Conversar acerca da perda no momento em que ela acontece irá, com certeza, ajudar as crianças a lidarem com as perdas mais tarde. Para ajudar os pais, o livro contém várias dicas que os irão ajudar a compreender o que a criança está a sentir e a saber o que fazer.
Do nível de desenvolvimento da criança dependerá a forma como ela vai entender a perda ou a separação. A situação deve ser explicada à medida das suas capacidades de entendimento.
De modo simples e delicado, este livro aborda uma forma de superar o medo da perda ou da separação a que, infelizmente, os mais pequeninos não se encontram imunes, fornecendo uma metáfora psicológica, através da qual as crianças podem facilmente lidar com a situação.
As crianças aprendem que, na realidade, nunca ficamos sem aqueles que amamos. Embora não os consigamos ver quando queremos e com os nossos olhos, podemos sempre sentir a sua presença no nosso coração.
No caso de divórcio, por exemplo, Clementina Almeida refere que o ideal é que a mãe e o pai conversem com os filhos explicando-lhes que o amor que sentem por eles não mudou, mas que deixaram de gostar um do outro. Transmitir segurança é outra prioridade nesta situação. Os pais devem certificar os filhos de que, apesar do divórcio, continuarão a estar os dois presentes nos momentos mais importantes das suas vidas.
Aprender a lidar com as grandes emoções
Este livro insere-se na mais recente coleção da Prof. Clementina Almeida, denominada 4Babies. Nos quatro livros já no mercado, são abordados os diferentes marcos de desenvolvimento emocional pelos quais os bebés passam nos primeiros 3 anos de vida.
Em cada um deles, o personagem principal enfrenta uma destas dificuldades temporárias, fazendo com que a criança se identifique com o personagem principal e replique a estratégia por este usado para resolver o problema.
As quatros personagens: o Pipo, o Duda, a Tita e o Luca, ultrapassam questões como as perdas, os medos, as birras e o desfralde.
Uma coleção a não perder, não só para quem quer entender melhor os seus filhos, como também para ajudar os seus pequeninos corações a lidar com estas emoções de gente grande. E a ter uma vida familiar bastante mais calma.
Clementina Pires de Almeida é psicóloga clínica com especialidade em bebés, doutorada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE-UC) e certificada em saúde mental infantil no Reino Unido e EUA.
Conheça o projeto da Prof. Clementina Almeida, no site ForBabies