Baby-led Weaning (BLW) é uma abordagem criada pela britânica Gill Rapley para introdução dos alimentos sólidos na alimentação dos bebés a partir dos 6 meses de vida. O bebé é incentivado a experimentar sozinho novos alimentos, em vez de ser alimentado à colher pelos pais com alimentos triturados.
Baby-led Weaning: alimentos para começar
O objetivo? Preparar o bebé para que coma o que a família come oferecendo refeições simples e nutritivas, sem ocultar o sabor natural dos alimentos. No livro “Os bebés sabem comer sozinhos”, Gill Rapley explica o conceito Baby-led Weaning da seguinte forma: “Comer com o seu bebé – ao mesmo tempo, na mesma mesa e partilhando os mesmos alimentos”.
Os alimentos a oferecer ao bebé variam consoante a idade e acompanham o seu ritmo de desenvolvimento (nascimento dos dentes, destreza motora, capacidade de permanecer por períodos de tempo mais longos sentado na cadeira da papa, etc.).
Antes de começar
Numa fase inicial, prepare pedaços grandes de comida, em forma de palitos que sejam fáceis de agarrar. Ofereça uma grande variedade de alimentos desde o início.
Os vegetais (alface, rúcula, agrião, espinafres) podem ser cozinhados a vapor, cozidos, grelhados, assados ou salteados. Devem ficar firmes para o bebé os segurar mas macios para ele os mastigar.
Alimentos para começar Baby-led Weaning
1. Fruta macia
Corte fruta macia como como banana, ananás, pêssego, pera muito madura, melão, alperce, abacate e morango em pedaços longos e fáceis de agarrar. A fruta deve ser lavada e cortada em fatias, metades ou quartos (nunca em pedaços pequenos).
2. Ovos cozidos
Os ovos são uma excelente fonte de proteínas, ferro e gordura – que os bebés precisam todos os dias – e são um alimento muito versátil fácil de preparar. Podem ser oferecidos cozidos, mexidos ou em tiras de omelete.
3. Carne e peixe
A carne cozida e o peixe também são boas fontes de ferro, proteínas e gordura indispensáveis para o saudável desenvolvimento das crianças. Corte a carne (coelho, frango, almôndegas) e o peixe em tiras compridas. Não coloque sal mas use e abuse das ervas aromáticas.
4. Torradas e côdeas de pão
Corte o pão torrado em pedaços longos, quer sejam lisos ou untados com um pouco de azeite de oliva, para uma nutrição extra. Torre o pão levemente para evitar que fique muito seco.
5. Brócolos e couve-flor
Os brócolos e a couve-flor são excelentes duas opções para iniciar o bebé nos alimentos salgados. Desfaça-as em floretes, e deixe um pouco de caule para servir de pega. Não os deixe cozer muito para não ficarem demasiado moles.
6. Cenoura e batata-doce
De sabor doce, e muitos nutritivos, lave, descasque e corte em tiras largas para o bebé agarrar sem dificuldade.
O que não oferecer ou evitar?
- Leite de vaca em natureza (o “leite do pacote”);
- Sal (ver Quando colocar sal na comida do bebé?);
- Mel (ver O bebé pode comer mel no 1º ano de vida?);
- Açúcar (ver Com que idade posso oferecer açúcar ao meu filho?);
- Alimentos processados;
- Fritos.
Saiba por onde começar no baby-led weaning e alimentos que pode preparar para o seu bebé comer à mão.
Se tem alguma dúvida sobre a saúde geral ou o desenvolvimento do seu filho, consulte um medico ou um nutricionista antes de começar a oferecer alimentos sólidos.