Os ácaros são considerados a principal causa de alergias do aparelho respiratório, afetando tanto crianças como adultos. Presentes no pó da casa, em tapetes, cortinas, colchões, almofadas ou nos bonecos de peluche, proliferam em ambientes húmidos e com temperaturas amenas. Conheça os sintomas, tratamento e como evitar e diminuir os sintomas provocados pela alergia aos ácaros do pó.
As doenças alérgicas quando são crónicas não têm cura, sendo o principal objetivo do tratamento controlar os sintomas e permitir uma adequada qualidade de vida. Os medicamentos têm, sobretudo, uma ação preventiva e anti-inflamatória, o que permite combater a inflamação alérgica e evitar o aparecimento dos sintomas.
Alergia aos ácaros do pó
Os ácaros são animais microscópicos que vivem no pó doméstico e que se instalam nas alcatifas, tapetes, cortinas, cobertores, almofadas, colchões e bonecos de peluche, por exemplo.
Como preferem locais húmidos e com temperaturas amenas, a primavera e o outono são as estações mais favoráveis à sua reprodução, apesar de estarem presentes nas nossas casas durante todo o ano. A baixa altitude e a proximidade do mar ou de rios são, também, fatores a favor da sobrevivência dos ácaros.
Os ácaros alimentam-se, sobretudo, de fungos e dos restos de pele humana que se liberta do corpo por descamação, e que se deposita nas roupas da cama, colchões ou tapetes.
Os animais domésticos (cão, gato, coelho, hamster, aves) são outra importante fonte de alergias ao espalharem pela casa pêlos, detritos de pele, urina e saliva.
Porque temos alergia aos ácaros do pó?
Apesar dos ácaros não transmitem qualquer tipo de doença, a exposição (sobretudo através das vias respiratórias) a determinadas proteínas que existem no corpo e nos excrementos destes bichinhos, pode causar o aparecimento de doenças alérgicas.
Quais são os sintomas da alergia aos ácaros?
Os sintomas da alergia aos ácaros são semelhantes aos da asma e incluem: tosse, respiração difícil e sensação de aperto no peito.
O diagnóstico é feito através de exames realizados pelo médico especialista em imunoalergologia.
Como é realizado o tratamento da alergia aos ácaros?
Perante a confirmação do diagnóstico de alergia aos ácaros, poderão ser prescritos medicamentos para controlo e alívio dos sintomas. A pessoa afetada será seguida com regularidade pelo médico para avaliação da necessidade de retomar ou ajustar a terapêutica.
Como evitar ou diminuir os sintomas da alergia aos ácaros?
A diminuição e eliminação dos ácaros são medidas decisivas no tratamento da criança / adulto alérgico ao pó da casa. A prioridade deve ser dada ao quarto de dormir e depois a todas as divisões da casa. Uma vez que os ácaros se reproduzem facilmente, uma estratégia de ataque eficaz implica a utilização de diversas medidas em conjunto.
Medidas de controlo ambiental para evitar a exposição aos ácaros do pó e a outros contaminantes:
1. Evitar a acumulação de pó
Uma vez que o pó doméstico constitui a fonte mais importante de alergia aos ácaros, a sua eliminação é o primeiro passo do tratamento, particularmente, no quarto. Assim, são recomendadas as seguintes medidas de prevenção:
- Retirar alcatifas, tapetes grossos e cortinas espessas (opções que acumulam mais pó e que são de difícil limpeza);
- O pavimento do chão deve ser liso (madeira envernizada, pavimento de linóleo ou mosaico) para ser facilmente lavável;
- As paredes devem ser lisas, pintadas e sem papel de parede;
- Usar cortinas simples, em material sintético, fáceis de lavar na máquina a temperaturas elevadas (acima dos 55ºC);
- Móveis simples e lisos para evitar a acumulação de pó;
- Retirar aparelhagens de música, televisão e computadores do quarto;
- Não guardar livros, discos ou CD’s no quarto;
- Não guardar brinquedos e bonecos de peluche no quarto;
- Controlar a humidade relativa em valor inferior a 50%.
2. Fazer uma cama anti-ácaros
- Usar edredons de material sintético (não usar os de penas);
- Não usar cobertores;
- Não usar mantas felpudas na cama;
- Utilizar almofadas de espuma ou outro material sintético (a substituir com regularidade);
- Usar lençóis de algodão (evitar os de flanela);
- Usar coberturas anti-ácaros para almofadas e colchões.
Toda a roupa da cama (fronhas das almofadas, lençóis, edredons, colchas lisas) deve ser lavada a temperaturas superiores a 55ºC, para remoção eficaz dos ácaros e dos seus dejetos.
3. Combater a proliferação dos ácaros
- ASPIRAR
Para evitar a acumulação dos ácaros, o quarto de dormir deve ser limpo regularmente (pelo menos duas vezes por semana). O pavimento, tapetes, sofás, colchão e estrado devem ser cuidadosamente aspirados com a mesma regularidade
Como a aspiração das alcatifas e dos tapetes altos é de reduzida eficácia na redução dos ácaros, este tipo de têxteis deve ser evitado especialmente no quarto mas, também, nas restantes divisões da casa.
Recomendam-se os aspiradores com filtro HEPA (high efficiency particulate air) por serem mais eficazes que os aspiradores clássicos na luta anti-ácaros e anti-fungos. Os aspiradores dotados de sistemas de lavagem a água ou a vapor de água (a que se adicionam detergentes ou agentes acaricidas) têm apresentado resultados divergentes.
- ACARICIDAS
Os acaricidas são substâncias químicas que matam os ácaros. Existem várias opções como pó, espuma ou spray para aplicar nas alcatifas, pavimentos, revestimentos têxteis e colchões.
Depois de aplicado o acaricida, os locais onde foi aplicado deve ser cuidadosamente aspirado para remoção dos ácaros mortos e das suas partículas.
Como a eficácia deste tipo de produto é variável deve ser usado sob orientação do imunoalergologista e a sua utilização não substitui a necessidade de aspiração regular.
- FRIO E CALOR
Outro método que pode ser usado para destruir os ácaros das roupas e noutros produtos têxteis (roupas de lã, cobertores, peluches) é colocar as peças no congelador do frigorífico ou em arcas frigoríficas. Após 24 horas, as peças são lavadas com água corrente ou na máquina de lavar.
A exposição direta ao sol de roupas, tapetes, colchão é também um método eficaz para diminuir o número de ácaros.
- FILTRAR E PURIFICAR O AR
Os sistemas de filtração com filtros HEPA podem ser úteis na remoção dos ácaros e de outras partículas em suspensão no ar. Os aparelhos que utilizam filtros electrostáticos não são de eficácia consensual.
- VENTILAR A CASA E CONTROLAR A HUMIDADE
Reduzir a humidade e ventilar a casa são medidas úteis na redução do número de fungos e ácaros em casa. No inverno, usar desumidificadores nas divisões mais húmidas (casa de banho, cozinha) e não secar a roupa dentro de casa (a máquina de secar a roupa deve ser de gaveta e não de mangueira, a não ser que esta esteja corretamente apontada para o exterior).
- OUTRAS MEDIDAS
- Não permitir a entrada ou permanência de animais domésticos no quarto;
- Evitar a utilização de irritantes inalados como acetona, verniz das unhas, sprays, produtos de limpeza clorados, com amoníaco ou odores fortes;
- Evitar a exposição ao fumo do tabaco;
- Evitar pequenos objetos decorativos que, por estarem muito expostos ao ar ambiente, acumulam mais pó.
Alergias respiratórias nas crianças: tudo o que precisa de saber