As barras de cereais são um alimento muito apetecível para os lanches dos mais pequeninos: são fáceis de transportar, fáceis de consumir, saborosas e consideradas saudáveis. Mas serão realmente assim tão saudáveis como se pensa? Saiba neste artigo.
Barras de cereais na alimentação infantil
As barras de cereais são saudáveis para as crianças?
Depende. A grande generalidade das barras de cereais disponíveis nos supermercados não é saudável para crianças (nem para adultos). Contudo há algumas exceções, pelo que é muito importante ler sempre os rótulos e fazer boas escolhas.
Quais são os principais problemas das barras de cereais para crianças?
As barras de cereais escondem um problema central: o açúcar. Uma única barra de cereais publicitada para crianças pode ter, por exemplo, 7g de açúcar que é mais do que contem um pacote de açúcar que vem a acompanhar o café.
Adicionalmente, existe também o problema da gordura e, particularmente, da gordura saturada, que numa barra para crianças pode ser cerca de 3g.
Mas também temos que pensar que muitas crianças não ficam saciadas (ou saciadas por muito tempo) com uma barrita, pelo que ainda vão consumir mais alimentos e aumentar as calorias / açúcar / gordura ingeridas.
Mas em vez de barras para crianças, posso sempre optar por barras light, certo?
Também não é desejável, por vários motivos:
1. Frequentemente quando um produto é light e lhe foi retirado açúcar, vai existir compensação na quantidade de gordura de forma a manter o sabor e a textura.
2. Há barritas ditas “light” em que, apesar de ter existido uma redução do teor de açúcar, este se mantém em valores demasiado elevados (5g de açúcar, por exemplo).
3. Há barritas que lhe transmitem a sensação de serem light (pelo nome, pela embalagem, pela adição de algum ingrediente – fruta, frutos secos, …), mas que não têm, de todo, menos açúcar ou são light.
4. Adicionalmente como a maioria das barras de cereais promete ser “saudável” ou “light” pode levar até a um sobre-consumo, porque os pais acabam por não se preocupar tanto com a sua ingestão ou limitá-la.
Quais são as soluções?
- Ler sempre os rótulos, quer a barra seja light ou não.
- Pensar que dentro de uma alimentação saudável e de lanches adequados, uma barra de cereais com mais açúcar de vez em quando não tem qualquer problema. Tem é de ser a exceção e não a regra!
Receita de barras de cereais caseiras
- Faça uma base de aveia com 8 colheres de sopa de flocos de aveia e duas bananas médias ou puré de fruta;
- Adicione frutos secos ou sementes;
- Leve ao forno;
- Corte às tiras e conserve num frasco de vidro, reservado da luz.
Saiba também o que não pode faltar na lancheira da escola do seu filho e o que ter em conta na escolha do iogurte para o seu bebé.