Amamentar diminui o risco de diabetes tipo 2. Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado na revista médica JAMA Internal Medicine e realizado por uma equipa científica da organização de cuidados médicos norte-americana Kaiser Permanente.
Amamentar diminui o risco de diabetes tipo 2
Investigadores dos Estados Unidos desenvolveram um estudo concluindo que o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em mulheres que amamentam diminui quando comparado com o de mulheres que nunca amamentaram:
- Diminui 25% nas mulheres que amamentaram durante menos de seis meses;
- Diminui 47% nas mulheres que amamentaram durante mais de seis meses.
A investigação acompanhou 1.238 mulheres mulheres durante a sua idade fértil, procurando sinais de diabetes antes e depois da gravidez. Foram tidos em conta consideração fatores de risco, como obesidade, estilos de vida ou antecedentes familiares de diabetes, e resultados perinatais.
Por que motivo amamentar diminui o risco de diabetes tipo 2?
Diversos processos biológicos podem explicar os efeitos protetores da amamentação no corpo materno, nomeadamente a influência das hormonas associadas ao aleitamento nas células do pâncreas que controlam os níveis de insulina no sangue.
De acordo com os investigadores, a incidência da diabetes diminuiu de forma gradual, à medida que a duração da amamentação aumentou mesmo depois de tidos em conta todos os possíveis fatores de risco.
Os resultados não variaram segundo a raça da mulher, diabetes gestacional, comportamentos e estilo de vida, tamanho corporal e outros fatores de risco metabólicos medidos antes da gravidez.
A diabetes tipo 2 afeta a capacidade do organismo de converter o açúcar presente no sangue em energia. O corpo deixa de produzir e de responder à insulina – hormona responsável por essa conversão – adequadamente. Daqui resulta uma subida anormal e progressiva dos níveis de “açúcar” no sangue (glicemia).
Mas a amamentação não tem apenas efeitos protetores para as mães, mas também para as crianças. O estudo também revelou que os bebés amamentados são menos propensos a desenvolver diabetes e tornar-se obesos à medida que crescem.
Saiba também o que é a diabetes gestacional e cuidados a ter durante a gravidez.