Aos 6 meses, inicia-se uma nova etapa na vida do bebé com a introdução progressiva de novos alimentos na sua dieta. Os dentes começam a nascer, os sentidos estão despertos e curiosos para provar novos sabores e texturas.
Gradualmente, o bebé começa a interessar-se pela comida dos adultos e a querer provar novos alimentos. Esta fase é muito delicada para a saúde do bebé por isso, recomenda-se que a introdução dos sólidos seja feita com acompanhamento do pediatra.
O pediatra irá ajudar a definir a lista dos alimentos a oferecer, os horários das refeições e indicar como agir caso o bebé se mostre alérgico a algum alimento.
Apesar dos sólidos ganharem cada vez importância na dieta do bebé, o leite materno continua a ser uma fonte essencial de nutrientes. Este deve ser mantido até aos 2 anos de idade ou mais.
Alimentos a partir dos 6 meses
Os alimentos abaixo mencionados devem ser aprovados pelo pediatra antes de incluídos na dieta do seu bebé.
Fruta
A fruta são a melhor escolha para as sobremesas do bebé ou para oferecer ao lanche, com iogurte natural gordo (consulte o seu pediatra para saber quando pode introduzir o iogurte na dieta do seu bebé).
A fruta da época é sempre a opção mais rica do ponto de vista nutricional. Não deve ser adicionado açúcar à fruta.
Opções para o seu bebé:
- Bananas;
- Laranjas;
- Maçãs;
- Peras;
- Pêssegos;
- Ameixas;
- Amoras;
- Groselhas;
- Alperces;
- Figos.
Peixe
O peixe é um alimento simples de preparar, rápido de cozinhar e muito nutritivo. Também é um alimento versátil na cozinha: pode ser grelhado, frito, salteado, assado no forno ou confecionado como bolinhos de peixe ou empadão.
O peixe tem uma textura fácil e agradável para os bebés. Pode ser laminado em pequenos pedaços ou cozinhado em filetes. É apenas necessário ter muito cuidado com as espinhas, mesmo quando o peixe é cozinhado como filetes.
Opções para as primeiras refeições do bebé:
- Salmão;
- Solha;
- Filetes de peixe branco;
- Bacalhau;
- Cavala;
- Tamboril.
Opções como tubarão, espadarte e o espadim devem ser evitados devido ao elevado nível de mercúrio (peixes de águas profundas).
Carne
A carne é um dos primeiros alimentos sólidos oferecidos ao bebé. A carne é um alimento versátil que pode ser cozinhado de diversas formas e oferecido com vários acompanhamentos. A carne deve ser limpa de gorduras e cozinhada até ficar bem tenra.
Opções que pode oferecer ao seu bebé, limpa de gordura:
- Carne de vaca;
- Borrego;
- Peitos de frango;
- Peru.
Cuscuz
O cuscuz é muito fácil e rápido de cozinhar e é um excelente acompanhamento alternativo ao arroz, massas ou batata.
Escolha uma opção simples, sem sal adicionado. Para variar, experimente adicionar cebola ou alho picado antes de adicionar água ou ervas aromáticas picadas depois de cozinhado, mesmo antes de servir.
Também pode juntar ao cuscuz legumes cozidos ou assados, cortados em tiras.
Massas
As massas são um alimento super versátil, que pode servir de acompanhamento a uma grande variedade de pratos ou oferecidas com um molho simples de tomate. Também podem ser preparadas com antecedência e congeladas.
As massas podem ser cozinhadas sem adição de sal. As crianças costumam adorá-las mesmo sem este tempero.
Arroz
O arroz é um excelente alimento para o bebé comer com as mãos. De acordo com a fase em que estiver o seu bebé, pode fazer arroz mais denso para que ele consiga fazer bolinhas com as mãos para se alimentar.
Antes de ser cozinhado, o arroz deve ser lavado com água fria. Regra geral, usa-se uma chávena de arroz para uma chávena de água e coze em lume brando para não ficar demasiado pegajoso.
Pão
Se possível, faça o pão em casa, com farinha integral e sem adição de sal ou açúcar. Para tornar o pão mais rico, pode confecionar a massa com leite em vez de água.
Também pode adicionar sementes, sultanas ou ervas aromáticas para maior variedade de sabores e texturas.
Vegetais
Os vegetais são uma boa opção para os primeiros alimentos sólidos do bebé. Para além da fase inicial da diversificação alimentar, os vegetais devem acompanhar os pratos principais em todas as refeições.
Todos os vegetais devem ser bem lavados em água fria antes de serem cozinhados. Pode oferece-los crus ou cozinhados numa panela de água (sem sal) ou ao vapor, opção que permite manter mais nutrientes.
Os vegetais são alimentos ideias para comer à mão. Corte-os num tamanho que se adeque à fase do bebé. Para os bebés mais pequenos, os pedaços maiores são mais adequados porque o bebé consegue agarrá-los melhor.
As opções são variadas:
- Cenouras – cortadas em palitos grossos;
- Batatas – cortadas em metades ou quartos;
- Vegetais com folhas (alface, rúcula, agrião, espinafres) – desfeitos em tiras ou inteiros, conforme o tamanho;
- Brócolos e couve-flor – desfeitas em floretes, com um pouco de caule que servirá de pega para o bebé;
- Feijão-verde – aparadas e sem fios ou partes fibrosas e cortado em fatias;
- Espargos – cortados em tiras largas;
- Pimentos – cortados em tiras largas;
- Beterrabas – cortadas às fatias.
- Curgetes – cortadas às fatias.
Temperos
Até aos 12 meses, não deve ser adicionado sal às refeições de idade. Após essa idade, evite adicionar sal à comida do bebé.
Se o seu bebé já partilha as refeições do resto da família, use menos sal para temperar os cozinhados ou cozinhe sem sal e adicione-o apenas no prato.
Temperos para as saladas do seu bebé:
- Azeite virgem;
- Sumo de limão espremido na hora;
- Chá de hortelã fresca;
- Gengibre ralado;
- Alho finamente picado;
- Cebola finamente picada;
- Ervas frescas picadas (cebolinho, hortelã, salsa, coentros, tomilho, manjericão).
Bebidas
Os bebés só precisam de tomar água com a introdução dos alimentos sólidos. Até essa fase, o leite materno satisfaz todas as suas necessidades de hidratação.
A partir dos 6 meses, pode oferecer sumos de fruta naturais ao bebé, sem adição de açúcar e na proporção de 1 medida de sumo por 10 de água.
O leite de vaca é, por norma, introduzido mais tarde. Fale com o seu pediatra sobre a fase mais adequada para o oferecer ao seu bebé.
Bebidas a evitar:
- Café;
- Chás;
- Refrigerantes;
- Bebidas com gás;
- Sumos de fruta industriais.