A quantidade de leite que o bebé deve ingerir varia bastante de bebé para bebé, especialmente nos primeiros meses de vida.
Atualmente recomenda-se que o bebé seja alimentado exclusivamente com leite materno até aos 6 meses de idade, em regime livre.
Antes de se iniciar a diversificação alimentar, por volta dos 6 meses,a quantidade diária de leite pode ser calculada multiplicando o peso em kg do bebé por 150 ml.
Exemplo de um bebé com 7 quilos:
- 150 X 7 = 1.050 ml
Se o bebé faz 5 mamadas por dia, a quantidade de leite por refeição será de aproximadamente 210 ml (1.050 ml / 5 tomas).
A partir destes cálculos, fica definida a quantidade de leite que o bebé deverá beber por dia e pelo número de refeições que faz ao longo do dia.
Com a introdução de novos alimentos na dieta do bebé, torna-se mais complicado calcular desta forma a quantidade de leite que o bebé deve ingerir uma vez que parte das refeições passam a ser de sólidos.
No entanto, o leite continua a ser um alimento fundamental para o bom desenvolvimento do bebé e deve manter-se presente na sua dieta. Se conseguir amamentar, o ideal será manter o seu leite até aos 2 anos de idade.
Como referência, as crianças precisam de ingerir entre 400 a 700 ml de leite ou equivalente (iogurte, papa, …). De acordo com a quantidade de leite que usar na papa ou o número de iogurtes que oferecer ao seu bebé diariamente, pode ter uma ideia da quantidade de leite que o bebé deve continuar a consumir.
Uma nota importante é, no caso de bebés alimentados com leite de fórmula, seguir rigorosamente as quantidades indicadas na embalagem. Aumentar a quantidade de pó não significa que o bebé esteja a ser mais bem alimentado antes sobrecarrega o seu sistema digestivo.
Em caso de dúvida sobre se o seu bebé está a ser ou não bem alimentado, fale com o pediatra. As necessidades nutricionais variam entre bebés de acordo com a sua idade, condição de saúde e estado do desenvolvimento. É importante que se sinta segura nas suas opções.