O ciclo de vida do cabelo passa por várias fases, na última das quais se solta do couro cabeludo, sendo substituído por outro que nasce no seu lugar.
Entre os 100.000 a 150.000 cabelos que temos na cabeça, há uns quantos a nascer, outros a crescer, outros em fase de repouso e outros em queda, sendo normal perder até cerca de 100 fios por dia. No pós-parto pode perder até 500 fios por dia!
Queda do cabelo no pós-parto
As hormonas desempenham um papel fundamental no ciclo de vida do cabelo. Durante a gravidez, o aumento da produção de estrogénio deixa o cabelo mais forte, volumoso e brilhante ao mesmo tempo que prolonga a fase de crescimento do cabelo, evitando a sua queda.
Após o parto, novas alterações hormonais estão na origem da queda acentuada de cabelo, particularmente, entre os 3 e os 12 meses de vida do bebé. O stress provocado pelo parto, o cansaço dos primeiros meses de vida do bebé e uma alimentação desequilibrada podem agravar o problema.
A boa notícia é que a queda de cabelo após o parto é normal, atingindo perto de 50% das novas mães. Com os cuidados certos e uma alimentação saudável e equilibrada, o seu cabelo rapidamente recupera.
Como recuperar a vitalidade do seu cabelo o mais depressa possível?
Mantenha o seu couro cabeludo limpo e sem oleosidade
Alguns produtos químicos podem provocar uma obstrução do folículo, endurecer o cabelo e debilitar o crescimento. Escolha produtos formulados com ingredientes ativos à base de plantas, com ações específicas para o cuidado do cabelo em processos de queda.
Proteger o folículo piloso do stress oxidativo
É muito importante que o couro cabeludo esteja protegido dos radicais livres, que aceleram a queda e reduzem o crescimento do cabelo. Além disso, é importante aumentar a irrigação do folículo piloso para mantê-lo oxigenado e nutrido.
Proporcione uma nutrição saudável ao seu cabelo
O cabelo está em constante renovação celular e o seu crescimento e vitalidade são muito sensíveis aos desequilíbrios da dieta. Uma má alimentação pode debilitar o bolbo, o centro de produção do cabelo.
Recomenda-se seguir uma dieta saudável e equilibrada, que inclua proteínas de origem animal e vitaminas e minerais das frutas e hortaliças. As gorduras vegetais e os frutos secos também ajudarão a que o cabelo cresça saudável.