Para os pais de primeira viagem, algumas delas podem ser motivo e preocupação e ansiedade. É muito importante que aproveite o internamento para esclarecer as suas dúvidas, para que possa usufruir em pleno dos primeiros dias em casa com o seu bebé.
Características do recém-nascido
Os primeiros cocós
Os primeiros cocós do recém-nascido são escuros e viscosos (mecónio). Alguns dias após o nascimento, tornam-se amarelados ou esverdeados e líquidos (no caso em que os bebés são alimentados ao peito) e mais pálidos, espessos e com odor mais forte, nos bebés alimentados a leite artificial.
A forma da cabeça
A cabeça do recém-nascido pode ter uma forma estranha, mais alongada. Isto deve-se ao esforço da passagem pelo canal de parto, especialmente se foram usados fórceps ou ventosas para facilitar a saída do bebé.
A pressão exercida na cabeça do bebé durante o parto para atravessar o canal em direção ao exterior, pode deixar a cabeça com pequenas deformações. Contudo, 7 a 10 dias após o parto, a sua forma volta ao normal.
Moleirinha
No topo da cabeça, há uma zona mole, no sítio onde os ossos ainda estão por unir. Poderá demorar um ano ou mais até os ossos se fundirem.
Os bebés nascem com os ossos do topo da cabeça separados para facilitar a passagem e a saída da cabeça pelo canal de parto. Como se fossem placas, conseguem sobrepor-se para alongar a cabeça, tornando-a mais estreita e, assim, passar até ao exterior sem danificar o cérebro.
Esta flexibilidade também permite que o cérebro tenha espaço para crescer ao longo dos primeiros meses de vida.
Coto umbilical
Durante os primeiros dias após o parto, fica uma réstia do cordão umbilical presa no local onde se irá formar o umbigo.
O coto umbilical vai secando até cair naturalmente ao fim de uns dias após o nascimento (por norma entre os 7 e os 15 dias). A pequena ferida deixa uma cicatriz e o umbigo adota o seu aspeto normal.
Ossos
O recém-nascido nasce com 300 ossos separados. Alguns deles irão ligar-se e, em adulto, conta com 206 ossos.
Respirar e engolir
O bebé consegue respirar e engolir ao mesmo tempo até aos 7 meses, altura em que perde esta capacidade.
Olhos tortos
O bebé pode nascer com os olhos tortos porque os músculos em torno dos mesmos ainda estão em desenvolvimento.
Lanugo
Alguns bebés nascem com bastante pelo no corpo. São resíduos do lanugo, camada de pelo muito fina que protegia a pele da humidade do líquido amniótico e ajuda a normalizar a temperatura corporal enquando estava no útero.
Este pelo fino vai caindo durante as primeiras semanas de vida. Se o bebé tiver nascido sem pelo, terá caído ainda dentro do útero.
Pele gordurosa
Por volta da 19ª semana da gravidez, o corpo do bebé reveste-se com uma camada de uma substância gordurosa (vernix caseoso), que a protege.
A maior parte desaparecerá antes do nascimento. A que fica, ajudará o bebé a deslizar pelo canal de parto durante o parto. Não tente retirar toda a camada de gordura pois esta ainda tem a função de proteger a delicada pele do recém-nascido.
Alterações da pele
A pele do recém-nascido poderá estar escamosa, manchada ou sarapintada. Na maior parte dos casos, estas características são absolutamente normais. Se estiver preocupada, fale com o seu médico.