A criança é um ser em desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. O desenvolvimento psicomotor é um processo dinâmico e contínuo, sendo constante a ordem de aparecimento das diferentes funções. Contudo, a velocidade de passagem de um estádio a outro varia de uma criança para outra e, consequentemente, a idade de aparecimento de novas aquisições também difere.
Que ações podem estimular e promover o desenvolvimento do recém-nascido para que possa atingir o máximo das suas potencialidades?
Como estimular o recém-nascido?
- Pegar no bebé e embalá-lo suavemente. Pode aconselhar-se uma cadeira de balouço.
- Falar e cantar suavemente com sons altos, baixos, agudos, graves e suaves. Chamar o bebé pelo nome.
- Falar sobre tudo o que estiver a fazer: lavar as mãos, vestir-se…
- Usar canções de embalar, música instrumental suave ou músicas com melodias repetidas.
- Comunicar com o bebé olhando-o nos olhos, encostado ao peito.
- Colocar o bebé sobre os joelhos, deixar que ele agarre o indicador com as mãos e converse com ele.
- Segurar uma bola vermelha a 20 cm e movimentá-la para cima e para baixo, para a esquerda e direita, estando o bebé em estado de alerta e com a cabeça em posição central.
- Dar oportunidade ao bebé de experimentar cheiros diferentes (flor, laranja…).
- Massagem suave corporal observando sempre o bebé calmamente, sem movimentos muito elaborados. Não forçar movimentos, fazer pouca pressão, não excedendo os 20 minutos.
- Pegar ao colo, olhar olhos nos olhos, sorrir, deitar a língua de fora, quando em estado de alerta.
- Oferecer o polegar do bebé para que este se autoconforte e reorganize.
- Evitar ambientes hiperestimulantes. Observar o bebé.
Reflexos primitivos do recém-nascido
- Reflexo de Moro: com a criança apoiada provoca-se, subitamente, ligeira queda da cabeça (2.5cm) resultando em abdução dos membros superiores e abertura das mãos.
- Reflexo de sucção e procura (pontos cardeais): estimulando região perioral com os dedos observa-se direcionamento da boca/cabeça para o lado estimulado.
- Reflexo de preensão palmar
- Reflexo da marcha automática, quando os pés estão apoiados numa superfície firme.
Audição e linguagem
- Fixa com o olhar um objeto brilhante ou face humana a 30cm; pode acompanhar lentamente com o olhar.
- Reação a sons altos e súbitos (por ex. bater palmas, fechar subitamente a porta, sinos, etc.).
- Qualquer reação é válida: piscar os olhos, franzir sobrancelhas, etc..
Fonte: “Portugal. Direção-Geral da Saúde. Saúde Infantil e Juvenil: Programa Nacional/Direção-Geral da Saúde”. Lisboa, Junho de 2012. Páginas 64 e 65. Escala de Avaliação do Desenvolvimento de Mary-Sheridan Modificada.
“A família é o primeiro contexto em que ocorre o desenvolvimento da criança; é a qualidade das relações no seio da família que afeta profundamente o que as crianças aprendem, o que fazem, aquilo em que acreditam, o modo como tratam os outros, e o tipo de adultos em que se transformarão.”
(Nugent, 2005, cit. por Santos, 2010, p. 949).